A época do ano mais saudada pelos colecionadores de memorabilias já chegou. A má notícia é que, em 2015, graças ao aumento do dólar, os ovos de Páscoa e seus tradicionais brindes estão quase 17% mais caros do que no ano passado, de acordo com a Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.
As fábricas diminuíram o número de itens lançados no mercado, mas, em contrapartida, capricharam nos brindes para atrair os consumidores.
Um dos licenciamentos que se destacam é o da DC Comics, pela Cacau Show, que traz headphones em caixas estampadas pelo Superman ou pela Mulher-Maravilha, à escolha. Os fones têm o emblema do respectivo personagem. A empresa também lançou O Pequeno Príncipe, com bichinhos em forma de almofada.
Já a Garoto atacou com Marvel Comics, trazendo a linha Avengers, que apresenta quatro modelos de copos ilustrados em 3D, com Thor, Capitão América, Hulk e Homem de Ferro. E a fábrica traz ainda a linha feminina Jollie, com uma singela maleta da princesa.
A animação Enrolados, da Disney, chega representada pela série Rapunzel, que vem com uma bolsa feminina. O lançamento é da Arcor.
E por falar em Disney, as linhas Mickey e Minnie, da Kopenhagen, chegaram com duas belas luminárias de brinde. O casal de camundongos ainda estrela os ovos de chocolate acompanhados de caixinha de som (ele) e colar com pingentes (ela), pela Nestlè.
Toy Story (com uma corda de pular) e Princesas (maleta ou bonecas de Branca de Neve, Bela Adormecida e outras, que trocam de vestido), ambos da Nestlè, além de Frozen (com um porta-trecos), Olaf (boneco joão-bobo) e Monstros S.A (porta-lápis), da Top Cau, completam as coleções disneyanas.
A mesma fábrica apresenta um item que, certamente, será um dos mais celebrados pelos colecionadores: Star Wars, com direito à escolha de um caneco de Darth Vader ou dos Stormtroopers.
Canecos e copos são mesmo os brindes que mais se repetem, mas eles disputam entre si o título de modelo mais arrojado. Além dos já citados, estão nas prateleiras os do Homem-Aranha – com destacados detalhes em alto relevo – e Angry Birds, da Lacta; Looney Toones, da Village; e Senninha, Pica-Pau, Tartarugas Ninja e Transformers (Bumblebee), todos da Top Cau.
Turma da Mônica (com maletinhas da Mônica e do Cebolinha), Monster High (sensor de movimento para portas ou uma frasqueira com espelho) e Hello Kitty (com maleta ou bandeirinha) fecham o mix da Lacta. E a Village encerra com Scooby-Doo, trazendo uma caneta em forma de osso.
Com o maior número de licenciamentos, a Top Cau tem ainda Bob Esponja (com um dispositivo de espirrar água), outro item dos Transformers (chaveiro), Winx (miniaturas das três bruxinhas) e o nada menos que instigante God of War, cuja caixa permite visualizar a miniatura que segue de brinde, possibilitando ao consumidor escolher a de sua preferência ou, quem sabe, completer toda a coleção.
Muitas redes de supermercados também apostaram em marcas próprias, algumas criando seus personagens e outras, como a Walmart, licenciando Bambam e Pedrita, dos Flintstones, cuja memorabilia é um chaveiro com lança-discos.
E até os principais times de futebol do Brasil entraram na jogada. Graças à Arcor, que lançou a coleção composta por 12 ovos de Páscoa: Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional e Grêmio. Cada um vem com um relógio digital estampado pelo escudo do clube.
As opções estão na mesa, ou melhor, nas prateleiras – vale até fazer das criativas embalagens um objeto de colecionismo. É só reservar mais um espaço na estante ou no baú de quinquilharias e adicionar novos itens à sua coleção.
Enquanto isso, pode-se degustar as guloseimas que embalam esses brinquedos para crianças e marmanjos de todas as idades.
Fonte: Universo HQ