Em uma reunião marcada pela troca de ofensas, o futebol também foi pauta na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Atualmente com 16 participantes, o Campeonato Carioca passaria a ter 14 clubes na próxima temporada, sendo que esse número cairia para 12 em 2017. Além disso, o torneio voltará a ser disputado em dois turnos, com Taça Guanabara e Taça Rio. A decisão foi votada - e aprovada - em votação no encontro desta sexta-feira.
- Foi discutido um formato com 14 clubes na fase principal, após uma fase preliminar. Em 2017, o número cairia para 12 - disse o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que disse ter sido ofendido durante o encontro.
No ano que vem, serão 14 clubes na competição. Estarão classificados diretamente para a fase principal os dez primeiros colocados neste ano. Com exceção dos dois últimos, os quatro restantes se juntarão ao campeão e vice da Série B para disputar uma seletiva pelas quatros vagas restantes.
Em 2017, serão 12 clubes, e o processo de classificação para a fase principal será parecida. Os oito primeiros no Estadual de 2016 estarão assegurados automaticamente na edição seguinte, enquanto outros seis disputam as quatro vagas restantes para fechar as 12 equipes.
Fonte: GloboEsporte.com