Na temporada que marca a volta do clube à Série A do Brasileiro, o Vasco apostou em jogadores pouco conhecidos da torcida e com menores salários. O técnico Doriva, de 42 anos, é retrato fiel desta política e é mais um a buscar seu espaço no futebol brasileiro. O principal reforço foi o meia-atacante Marcinho, de 30 anos, com passagem pelo Flamengo. Por sinal, a rivalidade com o rubro-negro deve ser reforçada em 2015 com a retomada ao poder de Eurico Miranda, eleito presidente no ano passado. Antes da estreia no Carioca, neste domingo, às 17h, contra a Cabofriense, no Moacyrzão, o time fez dois amistosos, com derrotas para Flamengo e São Paulo.
TIME BASE
Martín Silva - O goleiro reserva da seleção uruguaia nas últimas duas Copa do Mundo inicia o ano como a principal referência técnica do grupo. Aos 31 anos, o jogador espera repetir o feito do ano anterior, quando foi o goleiro menos vazado do Carioca.
Jean Patrick - Umas das caras novas do elenco, o volante de 22 anos foi um dos destaques da Série B do ano passado, quando atuou pela Luverdense. Na pré-temporada, tem sido utilizado como lateral-direito e mostrou desenvoltura na função, em que já jogou.
Rodrigo - Com 34 anos, ele é um dos líderes ao lado de Martín Silva e Guiñazú. Experiente, já foi eleito duas vezes o melhor zagueiro do Brasileiro e passou por São Paulo, Grêmio, Internacional e pelo arquirrival, Flamengo. Costuma ainda marcar gols, especialmente de cabeça, como os cinco que fez no ano passado.
Luan - É a dose de juventude da zaga vascaína. Cria do Vasco, surgiu como um defensor seguro apesar da pouca idade, 21 anos, e fez um bom Carioca no ano passado, mas teve uma queda de rendimento durante a disputa da Série B.
Christiano - O lateral-esquerdo de 23 anos foi um dos mais elogiados durante a pré-temporada. Com vínculo com o Bangu até o fim do ano, ele quer agarrar a chance de atuar em um clube grande.
Guiñazú - O volante de 36 anos é o mais velho do grupo e teve sua permanência em 2015 em xeque com a troca da diretoria. Mesmo assim, ficou e manteve seu posto de maior referência para os jogadores, já que tem um relacionamento bom com os companheiros. Valente, o argentino precisará mostrar a mesma energia de dentro de campo na reabilitação de uma torção no joelho esquerdo sofrida em amistoso contra o Flamengo.
Serginho - O volante de 28 anos estava encostado no Atlético-MG e, na última temporada, foi emprestado ao Criciúma. Agora, no Vasco, deve ter a chance de ser titular e mostrar seu valor. Em sua chegada, afirmou que deseja conquistar títulos.
Bernardo - O meia tem apenas 24 anos, mas parece um veterano perto do jovem elenco do Vasco. Em sua terceira passagem pelo clube, a primeira delas de muito sucesso, ele tenta voltar aos seus melhores dias, quando, em 2011 e 2012, ajudou o clube a ser campeão da Copa do Brasil e ter boas campanhas no Brasileiro e na Sul-Americana.
Marcinho - Ex-jogador do Flamengo, onde foi campeão carioca em 2008, o meia-atacante de 30 anos tenta repetir o sucesso no rival. Depois de seis anos no futebol do Qatar, voltou no ano passado para o Brasil, onde jogou no Sport. Segundo Eurico Miranda, presidente do Vasco, é a referência do elenco.
Montoya - Credenciado por um bom início de carreira no argentino All Boys, da Argentina, o atacante colombiano Santiago Montoya ainda não confirmou todo o cartaz no Vasco. Em sua terceira temporada no clube, agora com 23 anos, ele tenta deslanchar e deve ter a chance de ser titular no Carioca.
Thalles - Atacante de 19 anos, Thalles chega a sua terceira temporada no grupo profissional com expectativa de dividir as atenções na temporada com a seleção sub-20, já que a categoria tem importantes torneios neste ano, como o Sul-Americano e o Mundial. Cria do clube, ele deve ser o homem de referência na área.
PRINCIPAIS RESERVAS
Nei - Lateral-direito com passagem marcantes pelo Internacional, de 2010 a 2012, o lateral-direito foi afastado do treino com seus companheiros no ano passado. Com a chegada de Doriva, no entanto, ele voltou a treinar com os companheiros e, rapidamente, já tem sido utilizado por Doriva nos treinamentos. Aos 29 anos, precisa mostrar que ainda tem vaga em um grande do Brasil.
Madson - Ele despontou no Bahia como uma joia do clube quando foi um dos destaques da Copa São Paulo de 2011. Nos profissionais, no entanto ainda não repetiu o brilho das divisões de base. Após uma temporada emprestado ao ABC, de Natal, Madson, de 23 anos, chega ao Vasco para renovar de ares e buscar sua afirmação.
Douglas Silva - No ano passado, com contusões e queda de rendimento de Rodrigo e Luan, o zagueiro de 30 anos chegou a ser titular durante parte da Série B. Bom cobrador de faltas, tem também nas cabeçadas na área rival um de seus pontos fortes.
Lucas - Apesar dos 26 anos e de ser desconhecido da torcida, Lucas chega com moral ao Vasco. Após anos no Friburguense, ele se destacou no ano passado como segundo volante no Macaé, campeão da Série C. O objetivo é repetir o rendimento na elite do futebol brasileiro.
Matheus Índio - Jovem revelado em São Januário, Matheus tem um carreira curiosa. Aos 18 anos, já deixou dois clubes devido a falta de pagamento, o Santos, sua última equipe, e o próprio Vasco. Habilidoso e com passagem por seleções de base, é considerada a promessa da vez.
Julio dos Santos - O meia paraguaio de 31 anos chegou ao clube como grande contratação da temporada, mas foi quase sempre reserva de Doriva durante a pré-temporada. Após duas passagens apagadas no futebol brasileiro, no Grêmio e Atlético-PR, ele tenta emplacar no país. Chega com credencial: no ano passado, foi artilheiro da Libertadores pelo Cerro Porteño.
Rafael Silva - O atacante de 24 anos é um dos poucos do elenco a já ter trabalhado com Doriva. Foi no Ituano, onde ajudou a equipe do interior paulista a ser campeã estadual. Agora, o desafio é conquistar seu espaço em um grande do futebol brasileiro.
Fonte: O Globo Online