Um grande coincidência envolve o clássico Vasco x Flamengo desta 4ª-feira, 21 de janeiro, em Manaus, pelo Torneio Super Series. O jogo acontece exatamente 50 anos depois de um outro confronto entre os dois rivais, que terminou com goleada e título para o Gigante da Colina.
Em 21 de janeiro de 1965, Vasco e Flamengo se enfrentaram no Maracanã na decisão do Troféu IV Centenário do Rio de Janeiro. O Vasco massacrou o rival por 4 a 1, gols de Célio (2) e Saulzinho (2), e ficou com o belo troféu todo em prata, feito na Suécia, que representava uma embarcação viking.
O torneio reuniu quatro equipes e teve formato eliminatório. O Vasco passou pela seleção da Alemanha Oriental (medalha de bronze nas Olimpíadas de 1964) com uma vitória por 3 a 2 e o Flamengo eliminou o Atlético de Madrid (que se sagraria campeão espanhol na temporada 1965/1966) ao vencê-lo por 1 a 0.
Ficha Técnica
VASCO 4 X 1 FLAMENGO
Competição: Troféu IV Centenário do Rio de Janeiro (final)
Data: 21/01/1965 (quinta)
Hora: 22h
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Público: 59.814 pagantes
Renda: Cr$ 58.425.080,00
Árbitro: Armando Marques
Auxiliares: Frederico Lopes e Claudio Magalhães
GOLS: Célio 39'/1ºT (VAS), Célio 42'/1ºT (VAS), Paulo Henrique 44'/1ºT (FLA), Saulzinho 24'/2ºT (VAS) e Saulzinho 33'/2ºT (VAS)
VASCO: Ita, Joel (Massinha), Brito, Fontana (Pereira), Barbosinha, Maranhão, Lorico, Mário (Joãozinho), Célio, Saulzinho e Zezinho. Técnico: Zezé Moreira.
FLAMENGO: Marcial, Murilo, Ditão, Ananias, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Carlos Alberto, Amauri, Airton (Berico) e Fraga (Evaristo). Técnico: Flávio Costa.
Vídeo
Galeria
Notícia do Jornal do Brasil sobre o título do Vasco |
Delegação vascaína com o troféu |
Time campeão do Troféu IV Centenário |
Fonte: NETVASCO (texto, ficha), Panorama Vascaíno/Jornal do Brasil (foto), Sempre Vasco (foto), Site Mauro Prais (foto)