Brasileiro de Marketing Digital e Internet
E se houvesse um Campeonato de Marketing Digital entre os times brasileiros? Quem seria o campeão? Nós tivemos essa curiosidade.
Esse infográfico representa uma pesquisa sobre a quantidade de seguidores dos doze principais times de futebol do Brasil. O levantamento foi feito em 11/07 e os dados de cada time estão disponíveis para download no arquivo abaixo. Se quiser ver apenas o infográfico vá direto para o final da página.
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Redes Sociais
Para critérios de classificação, contamos o número de seguidores de cada rede social de cada time. O time que ficava em primeiro no número de seguidores de uma determinada rede social ganhava 12 pontos. O segundo colocado ganhava 11 pontos e assim sucessivamente até chegar a 1 ponto para o último colocado.
Se um time tinha o mesmo número de seguidores de outro time, eles recebiam a mesma pontuação e o time seguinte recebia o número de pontos equivalente a duas posições abaixo. Um exemplo é a pontuação na Busca do Google, onde Palmeiras e Flamengo estão empatados em primeiro lugar e o segundo colocado, o Corinthians, recebeu 10 pontos, que é o equivalente a terceira posição. Ou seja, ninguém recebeu 11 pontos.
Quando o time não possuía uma determinada rede social ele ia automaticamente para o último lugar. No entanto, se outros times também não possuíam essa rede social, eles ficavam empatados. Foi o que aconteceu com o Google Plus, onde seis times não possuem (ou não possuíam) página e ficaram empatados todos em sexto lugar.
Alexa Rank
O Alexa Rank é uma empresa que estima o número de visitantes que cada site no mundo recebe e elabora um ranking para dizer qual seria a posição desse site no mundo. Nós avaliamos a posição do site oficial de cada clube e é essa posição que mostramos no ranking. Esse dado é importante para saber a quantidade de visitantes que um clube recebe em seu site, mostrando seu potencial para aproveitar essas visitas. Quanto mais visitas um site possui melhor para o marketing.
Busca no Google
Para nós a quantidade de pessoas que buscam determinadas palavras no Google é muito importante. Por isso nós inserimos esse critério no campeonato porque o número de buscas pelo time no Google mostra o quanto seus torcedores são interessados no seu time e o quanto esses torcedores consomem de informação de seu clube. Para fazermos isso utilizamos a ferramenta da palavras-chave do Google.
Ao final, o time que recebeu mais pontos foi o campeão.
Avaliação
Nossa avaliação é que nem sempre o time com a maior torcida aproveita melhor sua torcida. O caso do Flamengo e do São Paulo mostra isso, pois, apesar de possuir a maior torcida do Brasil, o Flamengo perdeu a primeira colocação para o São Paulo. O Santos é apenas o décimo colocado no ranking de torcidas mas fica em quinto no aproveitamento do marketing digital.
Outro dado interessante é o Palmeiras ter o maior número de buscas no Google. Isso mostra que sua torcida pode consumir mais notícias que as dos outros clubes ou que é mais interessado em saber sobre seu clube, apesar de possuir a quarta maior torcida do país.
Nossa avaliação geral é que os clubes precisam aproveitar melhor também a retenção de torcedores, não somente a quantidade de seguidores. Nenhum clube trabalha com email marketing de qualidade com conteúdos interessantes. Os que trabalham email marketing trabalham apenas com email promocional, sendo totalmente contrário ao que se conhece no marketing hoje. É preciso aproveitar melhor os seguidores que possuem e não pensá-los somente como “canal de vendas”. Os times de futebol possuem a clientela mais fiel, que toda empresa sonha em ter. Mas eles precisam saber que os torcedores querem se relacionar com seus times. É uma via de mão dupla, onde o torcedor recebe e o clube recebe. Não pode haver apenas a comunicação do clube com o torcedor, é preciso haver também a comunicação entre o torcedor e o clube. É assim que se mantém clientes.
Quem quiser saber um pouco mais sobre manter clientes conheça essa metodologia chamada Inbound Marketing.
Fonte: Tenho1ideia.com