Grêmio articula com outros clubes a volta do mata-mata no Brasileiro

Segunda-feira, 05/01/2015 - 17:43
comentário(s)

Além de buscar reforços para a temporada, o Grêmio também se movimenta nos bastidores para mudar a fórmula disputa do Brasileirão. A ideia do Tricolor gaúcho é promover reuniões com demais clubes da Série A para articular o retorno do mata-mata à competição, que, desde 2003, é disputada em pontos corridos.

De acordo com o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, a justificativa passa pelo equilíbrio que o retorno ao antigo modelo poderia trazer ao campeonato. O dirigente argumenta que seria uma forma de deixar a disputa mais justa, uma vez que há equipes que largam bem e outras que conseguem recuperação na reta final.

- O Grêmio tem essa posição, sim. A gente pode avançar isso nos próximos meses, estamos dispostos a nos reunir com outros clubes. A ideia é dar um equilíbrio técnico maior, com mais emoção no final - pondera Romildo, em contato com o GloboEsporte.com.

A fórmula de pontos corridos, semelhante ao modelo europeu, foi instaurada em 2003. Desde então, apenas paulistas e cariocas venceram o campeonato, à exceção do Cruzeiro, em três oportunidades. O Grêmio obteve seus dois títulos nacionais, em 1981 e 1996, nas fórmulas antigas, em que havia confrontos diretos entre os clubes mais bem colocados.

O presidente gremista ainda não se reuniu formalmente com demais mandatários, mas sinaliza que encontrou receptividade na sugestão, que só poderia ser posta em prática a parte de 2016. Outra ideia que Romildo pretende levar adiante é o retorno da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, proibida desde 2008.

Em 2013, o Grêmio encabeçou outro movimento que acarretou em mudanças no futebol brasileiro. Na ocasião, trabalhou para a ampliação do limite de estrangeiros nos clubes. Antes, apenas três gringos poderiam atuar simultaneamente por uma equipe. Agora, são cinco.

Fonte: GloboEsporte.com