Passagem de Joel pelo Vasco teve muita conversa, internação, vídeos vazados e liderança por 1 dia

Sexta-feira, 26/12/2014 - 11:35
comentário(s)

O ano de Joel Santana no Vasco começou apenas em setembro. Com uma campanha que deixou a desejar no primeiro semestre, o então técnico Adilson Batista foi afastado do comando da equipe sem alcançar a ponta da tabela. Em um ambiente conturbado em São Januário devido às eleições presidenciais do clube e limitações financeiras, Joel voltou ao cargo de treinador incentivado pelo amigo e então presidente do clube Roberto Dinamite.

O Vasco, em quinto na tabela após a fatídica derrota por 5 a 0 para o Avaí em São Januário, completava cinco jogos sem vencer. Porém, antes mesmo de efetivamente comandar a equipe, a volta do Papai parece ter renovado os ânimos na Colina. A princípio.

O time voltou a vencer e alcançou momentaneamente – da noite para o dia, literalmente – o topo da tabela. Porém, nas palavras de Joel, a equipe “relaxou”. O que veio a seguir foram polêmicas envolvendo vídeos de preleção vazados, Papai internado e uma campanha, que parecia promissora, terminando com resultados semelhantes aos do primeiro semestre. Mas o objetivo foi alcançado. A volta à Primeira Divisão foi confirmada, só que o título aguardado pela torcida passou longe da realidade vascaína.

NA CONVERSA

As longas conversas do Papai Joel com seu elenco marcaram alguns momentos no Vasco durante o ano. Entre elas, uma chamou atenção: após duas derrotas – para Santa Cruz e América-RN – e entrevistas com reclamações às constantes trocas de esquemas táticos e até a falta de vontade do time em campo, o treinador, ao lado de Rodrigo Caetano, reuniu-se com os jogadores e falou. Muito. Durante cerca de 30 minutos, Joel gesticulou e cobrou o elenco antes de iniciar as atividades do treino.

"ZERO BALA"

No fim do mês de setembro, pouco depois de assumir o comando do Vasco, Joel foi internado num hospital do Rio de Janeiro com dores abdominais. Próximo de completar 66 anos, o treinador havia comandado a equipe na vitória contra o então líder Joinville, deixando o Cruz-Maltino na quarta posição da tabela da Série B. Joel passou por uma cirurgia para a retirada da vesícula. Após o susto, avisou que "o carro está novo".

VÍDEOS VAZADOS

Do vestiário para a Internet: em outubro, um vídeo com a preleção de Joel Santana antes da vitória contra o Boa Esporte, gravado por um dos jogadores do elenco vascaíno, vazou através de um aplicativo de bate-papo. A divulgação dos vídeos causou mal-estar na Colina, com Joel Santana citando "covardia" ao tratar do assunto.

PONTA DA TABELA

O triunfo sobre o Boa Esporte por 2 a 0, pela 29ª rodada da Série B, levou o Vasco de Joel Santana à liderança do campeonato pela primeira vez em 2014 – mesmo que até o complemento da rodada no dia seguinte. Foi o único momento em que o time ficou na ponta. O aproveitamento de 70% desde a chegada do treinador deu motivos de sobra para sorrir. Após a partida, o treinador "deu show" em entrevista coletiva, arriscando o inglês, falando sobre lançamento de livro e dando até bronca em jornalistas.

SAÍDA

"Aos trancos e barrancos", Joel conseguiu seu objetivo: colocar o Vasco de volta na Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de declarar que não guarda rancor do Cruz-Maltino, o treinador reclamou da demora do clube para anunciar sua saída. Sobre a despedida do Vasco, Joel evitou usar a palavra "magoado", se dizendo surpreso com a decisão do clube.

Fonte: GloboEsporte.com