O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com ação civil pública para impedir que as torcidas organizadas "Os Fanáticos", do Atlético Paranaense, e "Força Jovem", do Vasco, ingressem em qualquer estádio ou ginásio de Joinville. O pedido foi apresentado à Justiça e, conforme o MPSC, a intenção é evitar que a confusão generalizada ocorrida em dezembro de 2013 se repita no ano que vem, quando os dois times voltarão à cidade para disputar partidas da Séria A do Campeonato Brasileiro, contra o JEC.
Na época, o Furacão havia sido punido com a perda de mando de campo de dois jogos e, por isso, locou a Arena Joinville para realizar a partida de futebol com o Vasco. De acordo com o MPSC, o Atlético-PR foi notificado pela Polícia Militar de que haveria efetivo externo apenas para intervenção em caso de quebra da ordem, e que o clube deveria contratar segurança particular. Para o MPSC, a responsabilidade pelos fatos deve ser atribuída ao clube paranaense, à CBF e às torcidas organizadas de ambos os times.
Além do pedido, em caráter liminar, para impedir que as duas torcidas estejam presentes em Joinville no ano de 2015, o MPSC requer, que as organizadas sejam proibidas, definitivamente, de ingressar em qualquer praça desportiva do município e que os réus sejam condenados a pagar uma indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos.
confusão torcida Atlético-PR e Vasco jogo (Foto: Reuters)
Polícia fez operação "Cartão Vermelho" para cumprir 28 mandados de prisão preventiva (Foto: Reuters)
Entenda o caso
Quatro pessoas ficaram feridas na briga durante o jogo válido pela última rodada do Brasileirão do ano passado. A confusão paralisou a partida aos 17 minutos do primeiro tempo. Os jogadores dos dois times se encaminharam para perto da arquibancada para pedir que os torcedores parassem com a briga, que cresceu e tomou proporções impressionantes.
Os torcedores feridos foram encaminhados a hospitais da região e liberados dias depois. No dia da confusão, três torcedores do Vasco foram presos em flagrante por tentativa de homicídio. Em 19 de dezembro, a Polícia Civil fez uma operação denominada "Cartão Vermelho" para cumprir 28 mandados de prisão preventiva.
Fonte: GloboEsporte.com