Julio Brant, da chapa Sempre Vasco, fala sobre seus projetos para o Vasco

Segunda-feira, 10/11/2014 - 14:45
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Apoiado pelo ex-atacante e ídolo vascaíno Edmundo, Julio Brant fez carreira na administração de grandes empresas e atualmente é vice-presidente da construtora Andrade Gutierrez. Candidato pela chapa "Sempre Vasco", de cor amarela, o empresário de 37 anos é o candidato mais novo e com ideias mais atualizadas para a gestão do clube. Ele ainda ganhou o apoio de Nelson Rocha e do Coronel Tadeu Correia, que desistiram da candidatura.

Em entrevistas realizadas pelo ESPN.com.br na última semana, os candidatos responderam às mesmas perguntas sobre assuntos pré-definidos. A eleição para presidente do Vasco acontece nesta terça-feira, e quem tiver mais votos vai comandar o clube no triênio de 2015, 2016 e 2017.

Para ajudar a recuperar financeiramente o Vasco, Brant diz ter um fundo de investimento de um grupo árabe no valor de 50 mihões de dólares, para ser usado no pagamento de dívidas e investimento no futebol e no clube. Ele também fala em dar atenção às categorias de base, tem um projeto para a modernização de São Januário, quer controlar os gastos indevidos e ser campeão carioca em 2015. Julio Brant também pede uma gestão mais profissional e manda um recado a concorrentes.

"A gente exige muito que o jogador seja profissional, mas e o dirigente? Tem que ser um fanfarrão? Um charuteiro? Não. O dirigente tem que ser um cara responsável, profissional que tenha compromisso, ética, saiba administrar de fato, não pode ser um charuteiro", afirmou Brant.

Confira abaixo a entrevista completa com Julio Brant:

PORQUE SER PRESIDENTE?

Primeiro acho importante dizer que ser presidente de um clube como o Vasco é uma honra e um desejo de qualquer sócio, qualquer torcedor. Agora nesse momento específico, nesse momento de dificuldades, de reconstrução do Vasco, eu entendo que nosso grupo de executivos, de grandes vascaínos, se sente apto a fazer um trabalho de reconstrução, de renovação, de planejamento, para que o Vasco saia da primeira metade do século XX e venha para o século XI, O Vasco hoje é um clube extremamente mal gerido, tratado como se fosse o quintal da casa de uma pessoa, sem qualquer tipo de preocupação efetiva com a dimensão que o Vasco tem, com capacidade de reverberar suas ações junto à sociedade sua ações. A falta de responsabilidade das pessoas que estão no Vasco hoje é total. Isso, junto com o resultado no campo, que é pífio, ridículo, patético, levou a gente a um sentimento de indignação muito forte, que motivou o grupo e a mim a nos colocarmos à disposição dos sócios para gerir o Vasco.

PRIORIDADES

A prioridade é cobrar do Eurico a dívida que ele tem que pagar ao Vasco, de R$ 3 milhões, essa é nossa prioridade número um. E obviamente sentar no cofre e começar a controlar aquilo que o Vasco tem como despesas, ver o que o Vasco está gastando, para onde está indo o dinheiro. O Vasco não deveria estar em uma situação tão critica como ele está hoje, tem alguma coisa errada. Então, nossa primeira providência vai ser fechar as torneiras que têm no Vasco hoje, parar de gastar dinheiro onde não deve gastar. Certamente há uma série de prioridades que não são prioridades, e o dinheiro esta indo para esse lugar que não deve ir. Vamos fazer um levantamento dos custos errados, sentar no cofre e segurar a chave. Só vai ser pago aquilo que for autorizado pelo presidente, mais nada. Aquilo que não for autorizado não vai ser pago.

Temos uma carta de empréstimo de um fundo de capital que está baseado em um país dos Emirados Árabes, que vai nos emprestar um valor, se comprometeu a nos emprestar 50 milhões de dólares, com algumas condicionantes. Então, não é que eu vou entrar no dia 1º e dia 2 o dinheiro já vai estar no Vasco. É um recurso que precisa ser estruturado, precisa ter garantias para que esses recursos venham. Isso deve acontecer no prazo de oito meses a um ano, leva um tempo para ter todas as garantias. O dinheiro vai entrar em uma operação financeira, não tem nada a ver com patrocínio.

DÍVIDAS X TIME FORTE

Claro que é possível formar um time forte. A gente sabe disso e já estamos trabalhando nisso. O Felipe e o Edmundo estão me ajudando nisso. A gente tem um grupo de executivos, e estamos olhando o mercado. Obviamente que o Rodrigo Caetano está sendo observado e considerado para essa posição, porque ele é um dos melhores disponíveis no mercado hoje e já esta no Vasco, conhece a realidade do Vasco, então seria o melhor dos mundos. É um grande profissional, respeitado. Agora nós estamos tentando montar uma equipe para fazer essa gestão. A gente sabe que há uma despesa excessiva na folha de futebol do Vasco, que não necessariamente traz o resultado. Gastar muito não quer dizer que está gastando direito, esse que é o ponto. A gente tem certeza que dá para montar um time consistente, campeão, e que não custe excessivamente aquilo que o Vasco não pode pagar. Até porque a gente acredita que não é só a questão técnica que influencia no campo, é também a vontade e o respeito que os jogadores têm pela camisa do Vasco, e hoje não tem isso.

METAS PARA O FUTEBOL NA GESTÃO

Nossa meta clara, de curtíssimo prazo, é ser campeão carioca já em 2015, no primeiro ano. Isso é uma questão que a gente não abre mão. Quer dizer, o elenco que estiver conosco vai ter que ganhar o Campeonato Carioca de 2015, vai entrar motivado para ganhar. E ao longo do ano temos alguns objetivos principais, que é consolidar o Vasco na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Sabemos que é um campeonato muito duro, mas temos que brigar pelas cabeças, o Vasco não pode querer outra coisa. Nós temos que estar lá entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro.

PLANOS PARA O MARKETING

A gente não acredita em um departamento de marketing, a gente acredita em um departamento de vendas. O objetivo é vender o clube, criar produtos para vender. Essa é nossa área mais importante, juntamente com o futebol e a área financeira. Temos que criar produtos para a para venda do Vasco, vender mesmo, ter meta de vendas, de associados, vendas de camisa, de produtos, de ingressos para jogos, de espaço publicitário. O marketing entra associado à área de vendas, ou seja, ele é uma ferramenta de venda, ele não é o guarda-chuva, o guarda-chuva é venda. Eu faço marketing para vender, eu não faço marketing pelo marketing. Essa é a grande diferença que nós vamos fazer na nova gestão no Vasco, O marketing vai fazer pontualmente uma ação para potencializar a venda. A ordem é diferente: é o boi puxando o carro, não o carro puxando o boi.

SÓCIO-TORCEDOR

Em relação ao sócios-torcedor, nossa inspiração é o Benfica. Eu já pude ver in loco como funciona o programa, ele é muito forte, tangibiliza muito bem os ganhos para os sócios. Não é só um programa de milhagens, de benefícios, ele vê em campo um time campeão. Ele consegue ver tangível que aquele jogador que está em campo só esta ali porque ele paga os 25 euros por mês ao clube. Além disso, tem uma serie de ações de inclusão que nós queremos fazer, por exemplo, como a criação das Embaixadas do Almirante, que são espaços do Vasco nas cidades de grande concentração de torcedores do Vasco fora do Rio de Janeiro. 73% da torcida do Vasco está fora do Rio, então precisamos incluir essa torcida no nosso espectro de sócio. Queremos que o torcedor vote nas embaixadas, viva, assista jogo na embaixada, vá lá ver o Edmundo, ver o grande ídolo, que vá jogar uma pelada no campo de society da embaixada. A ideia é ter um espaço pequeno, mas sustentável do ponto de vista de negócios, que gera receita para pagar o seu custo, não vai ficar mamando no Vasco. Vai ter como receita o campo de society, a loja, o bar, e que a gente tenha ali o torcedor motivado a virar sócio.

CATEGORIAS DE BASE

A gente tem um projeto muito importante, base para gente é prioridade. A base é a base. A gente quer fazer uma integração do trabalho de base com o profissional para que a gente possa já começar a formatar um modelo de trabalho, um modelo Vasco de jogar. A gente quer que o Vasco tenha um formato de jogar para que, quem olhe o Vasco jogando perceba que aquele é o Vasco. E somente um trabalho integrado da base com o profissional vai levar a gente a esse objetivo. Com isso, podemos fazer mesclagens, testes, unindo os modelos de jogo de um com o outro, para a gente ter um formato de jogar parecido em cada uma dessas categorias. Assim, você cria uma alma, um padrão de jogo do Vasco.

ESPORTES OLÍMPICOS

Retirar recursos do futebol de jeito nenhum, isso não vai acontecer. O que vamos fazer pé criar unidades de negócios independentes para cada um desses esportes, com centro de custos e resultados para cada um deles, para que você possa medir o resultado financeiro do negócio de cada um desses esportes. Mas a nossa ideia é apoiar o esporte com uma equipe que conheça a tecnologia de vendas, de marketing, conheça o mercado publicitário, conheça o produto que o mercado patrocinador deseja. Formatar junto com a equipe do esporte um produto campeão, que interesse ao mercado patrocinador, ter uma equipe para formatar projeto de lei do incentivo para esses esportes. E, com isso, criar viabilidade própria para o esporte, sem drenar recursos do futebol. O pensamento é investir, desde que ele seja viável e sustentável para o esporte viver por conta própria.

MODERNIZAÇÃO DE SÃO JANUÁRIO E SEDES

Nós já temos um projeto que é sustentável, nos preocupamos desde o começo com a viabilidade financeira do projeto, então é um projeto que ele mesmo gera recursos para a construção praticamente de toda a obra. O objetivo basicamente é de uma ampliação, mas não é nosso foco fazer de São Januário um estádio enorme, o foco não é ampliar para um tamanho de 45 mil, 50 mil pessoas. O objetivo é fazer um estádio barato, um estádio confortável, seguro, que atraia torcedores e que tenha maneiras de interagir melhor com a comunidade em seu entorno. E um estádio que tem todo padrão técnico exigido hoje pela Fifa, então qualquer partida internacional pode ser jogada no estádio, e que tenha obviamente condições de ser feito pelo Vasco. Não adianta sonhar com uma coisa que não vai ser possível fazer. Nosso horizonte é para ficar pronto em 2017, estamos querendo começar as preparações, demolições, na segunda a metade de 2015, para termos um prazo de construção de dois anos aproximadamente. Também existe o projeto do CT Rota do Almirante, que agrega o que há de mais moderno na gestão e equipamentos de treinamento. Foi feito pela mesma empresa que fez o centro de treinamento da Federação Portuguesa, que é considerado um dos mais modernos da Europa. Nosso foco é colocar de pé o centro de treinamento e dar condições de trabalho ao jogador.

RELAÇÃO COM AS TORCIDAS ORGANIZADAS

Queremos ter toda a relação com as torcidas organizadas, a melhor possível, desde que não fira nenhum interesse de nenhum outro torcedor e nem do clube. A torcida organizada vai ser muito bem-vinda, eu adoro, canto e cantei muita música de torcida organizada em estádios, Entendo que a torcida organizada é parte integrante da festa, da alegria, do cenário de um estádio, é fundamental. Só que nossa relação vai ser institucional, não vai ser do Julio Brant com determinado setor da torcida organizada, como acontece hoje. Vai ser do Vasco da Gama com as torcidas organizadas. O Vasco vai ter claro, publicado em seu site oficial, o modelo de relacionamento com a torcida, de que maneira o Vasco pode apoiar e o que o Vasco não aceita que seja feito pela torcida.

OPINIÃO SOBRE O BOM SENSO FC

Eu acho super positivo, acho que isso é um reflexo da bizarrice, da anomalia que é a gestão de futebol do Brasil. O Bom Senso FC nada mais é do que uma reação por parte daqueles que fazem o show e são mal tratados. Acho que na medida em que você tem uma gestão correta, competente, ética, que cumpra com aquilo que é contratado e que faça aquilo que tem que fazer, isso acaba. Eu sou favorável que se faça qualquer tipo de manifestação para que tenha melhores condições de trabalho, seja no futebol ou fora dele. A gente exige muito que o jogador seja profissional, mas e o dirigente? Tem que ser um fanfarrão? Um charuteiro? Não. O dirigente tem que ser um cara responsável, profissional que tenha compromisso, ética, saiba administrar de fato, não pode ser um charuteiro. Acho que isso tem que mudar também, essa formulação tem que começar agora, e nossa proposta é exatamente essa.

CONFUSÕES NA ELEIÇÃO DO VASCO

É um quadro estarrecedor de se ver o que é a eleição no Vasco. São pessoas extremamente mal intencionadas, que fazem de tudo que você possa imaginar, e aquilo que você não imagina, para fraudar o processo eleitoral do Vasco, para fazer um processo tortuoso e quase impossível de um determinado candidato não vencer. Tudo é montado e feito para o Eurico ganhar, sendo muito claro. Não compactua com a história, com a imagem, com tudo aquilo que foi criado, que fez o Vasco ser o que é hoje, e que está deixando de ser. Mas nós acreditamos na Justiça, na Policia, no Ministério Público. O que fazem com o torcedor, com o sócio, é um escárnio. Um exemplo: foi dito pelo Peralta, vice-presidente de comunicações, que o sócio que não se recadastrasse não votaria, aí ele vai agora e emite duas listas, uma de sócios recadastrados e uma de sócios não recadastrados, ambas as listas aptas a votar. Isso é uma piada, é chamar o sócio de imbecil, de idiota, de bobo, é fazer todos nós de babacas. É desse nível de coisas que acontece no Vasco, essas bizarrices enormes. Mas eu queria dar uma mensagem de otimismo ao sócio, uma mensagem de mobilização, porque sem a presença do sócio de bem lá na terça-feira para votar, quem vai representar o Vasco são os mensaleiros, que nem vascaínos são. Esses que vão eleger o novo presidente. Então, é fundamental que os sócios estejam lá, façam valer o seu voto, mesmo contra tudo e contra todos, faça valer a sua vontade.

Fonte: ESPN.com.br