Joel Santana volta a comandar um time no Maracanã após 1.576 dias

Sábado, 08/11/2014 - 13:29
comentário(s)

Exatos 1.576 dias de espera, ou pouco mais de quatro anos. Foi esse o tempo que o técnico Joel Santana ficou sem trabalhar no Maracanã. Mas o retorno já tem data marcada: neste sábado, quando o Vasco recebe o ABC pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Multicampeão no estádio, com oito títulos conquistados (sendo três pelo Cruz-Maltino), o treinador fará de quebra a sua estreia no "Novo Maracanã". A última vez que o Papai pisou no principal palco esportivo da cidade foi em 14 de julho de 2010, comandando o Botafogo, ainda antes do início das obras para a Copa do Mundo.

Depois da derrota por 1 a 0 para o Flamengo, gol do atacante Paulo Sérgio, uma combinação de fatores impediu o retorno de Joel. Primeiro, as obras que fecharam o estádio entre 2010 e 2013. Após a reabertura, em julho do ano passado, o treinador enfrentou um longo período sem emprego. Tanto que sua última ida ao Maracanã foi como um simples torcedor. Mas para presenciar um jogo histórico: a final do Mundial entre Argentina e Alemanha.

- Nem me lembro a última vez que trabalhei no Maracanã. A última vez que fui ao estádio foi para ver Brasil e Alemanha - disse Joel, antes de ser lembrado que tal jogo ocorreu no Mineirão.

- Vocês não deixam passar uma vírgula, hein (risos). Foi Argentina e Alemanha, a final da Copa. Como treinador ainda não trabalhei no novo estádio, só no antigo. Agora está um castelo maravilhoso, lindo. Um lugar muito bom de se frequentar. Vamos lembrar dos velhos tempos, da nossa torcida à direita das cabines, essa coisa toda. Isso nos deixa feliz, há um romantismo grande. Não podemos perder a nossa identidade. Que a nossa torcida vá sem brigar, sem confusão. Vamos deixar as questões políticas para o dia 11 e que ganhe o melhor por lá. Não podemos perder o respeito pelo clube, pela bandeira, pela camisa. Precisamos, acima de tudo, da ajuda do torcedor. Estão todos convidados. Seria bom demais voltar ao Maracanã com uma vitória - afirmou.

Ao todo, o treinador conquistou oito títulos no estádio: sete estaduais e um Campeonato Brasileiro. Levantou taças por todos os clubes cariocas.

- Tenho uma história grande por lá, de 25 anos, 30 anos. Ganhei praticamente tudo. Dos meus oito cariocas, sete foram no Maracanã. Além de dois brasileiros (um como jogador), copas, taças... Sou do tempo do Torneio Início (risos) - lembrou.

Após quatro rodadas sem vitória, o Vasco ocupa a terceira posição da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe conta com a força de sua torcida para reencontrar o caminho das vitórias. Joel deve mandar a campo a seguinte escalação: Martín Silva, Carlos César; Luan, Anderson Salles (Douglas Silva) e Diego Renan; Guiñazu, Aranda, Pedro Ken e Douglas; Maxi Rodriguez e Kleber.

Títulos de Joel no Maracanã

Vasco
João Havelange 2000
Carioca 1992/93

Flamengo
Carioca 1996/2008

Botafogo
Carioca 1997/2010

Fluminense
Carioca 1995

Fonte: GloboEsporte.com