VASCO Gigante
Chapa VASCO mais que um GIGANTE
Influenciados pela situação do VASCO nos últimos 15 anos e impulsionados pelo amor ao Clube, um grupo de empresários, executivos e gestores em médias e grandes empresas resolveu se unir para apresentar novas propostas que, se implementadas, poderão mudar o rumo do Clube nos próximos anos.
A Chapa VASCO mais que um GIGANTE entende que nessas eleições as propostas para o Vasco ficaram de lado e a campanha está muito personificada na figura dos candidatos à Presidência. Tal fato não permite a discussão de novas ideias que possam ajudar o Clube a sair da crise financeira que o assola há 15 anos, dificultando a conquista de títulos nacionais e internacionais.
“Acreditamos que a gestão do clube precisa de uma grande oxigenação, com novas pessoas e a implantação de modelos de gestão já utilizados com sucesso em grandes empresas. Temos como exemplo a remuneração por resultados dos funcionários, inclusive os atletas profissionais. Hoje paga-se um absurdo de salários aos atletas, enquanto os funcionários ficam à deriva com baixos e atrasados salários e sem estímulo. Enquanto isso, as Torcidas Organizadas recebem ingressos e outros subsídios. Entendemos que elas devem se adaptar a critérios estabelecidos pelo Clube e se não alcançarem os indicadores não terão qualquer benefício, é um jogo de ganha-ganha. Temos que mudar essas questões básicas e chegarmos ao século XXI, como outros grandes clubes do mundo já o fizeram. Como exemplo, o funcionário do marketing que trouxer um patrocínio tem que ter uma premiação diferenciada, ele é um vendedor e precisa ser reconhecido e estimulado para buscar o próximo desafio, sempre respeitando o que temos de mais forte e precisamos pre
servar que é a marca Vasco.” Diz Eduardo Nery, candidato a Presidência do Clube.
Para Jorge Eduardo Antunes, membro da chapa, o futebol precisa olhar um pouco o passado de glórias do cube. "Na verdade, é necessário voltarmos 90 anos e recriamos o Ground Committee, de forma atualizada, de acordo com os novos tempos, compondo o grupo com um estatístico especializado, o gestor de recursos humanos, o presidente do clube, além de dois membros da comissão técnica", acredita. Jorge destaca que as decisões relacionadas ao futebol não podem ter uma ou duas pessoas envolvidas apenas. " Na minha opinião, é preciso ter um grupo coeso e especializado para definir sobre contratações, divisões de base, retenção de talentos, entre outros pontos de grande importância para o futebol do Clube, que podem ser um grande diferencial inclusive nas receitas".
Executivo de uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação do mundo, Gustavo Rabelo, também membro da Chapa, percebe que os Clubes no Brasil não utilizam soluções já adotadas por grandes clubes, o que os torna obsoletos em relação ao mercado internacional. Vários Clubes no Brasil e no mundo já copiaram os modelos de gestão implantados em empresas ao longo das últimas décadas. O Vasco, como uma instituição centenário e com mais de dez milhões de torcedores, já passou da hora de se modernizar. Quantas empresas possuem um mercado potencial como esse? Como gerir as diversas fontes de receita, prever os investimentos futuros e evitar uma operação deficitária no curto prazo? A utilização de tecnologias de ponta é mandatória, tanto na gestão interna como no relacionamento com os sócios, torcedores, patrocinadores e outros. Esse simples passo será um grande diferencial para o Clube”.
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Propostas das Chapa VASCO mais que um GIGANTE
Centro Integrado de Gestão por Indicadores
Já no primeiro trimestre da gestão, será criado um Centro Integrado de Gestão por Indicadores que implementará metodologias e tecnologias já utilizadas em grandes corporações, com a missão de subsidiar os gestores do Clube com informações mais precisas, baseadas em indicadores. O modelo de gestão a ser implantado permitirá ainda a união das principais VPs e Diretorias em único espaço, que possibilitará melhor integração entre as áreas e agilidade nas decisões.
Torcidas Organizadas
Serão valorizadas pelo Vasco, desde que suas ações venham contribuir com a instituição. Acreditamos numa parceria ganha-ganha, obtendo melhorias na imagem, incremento financeiro e sucesso desportivo para ambas as partes. Para tanto, as Torcidas Organizadas deverão seguir uma cartilha de boas práticas estabelecida pelo Clube através de Comitê a ser criado em conjunto com Sócios, Torcidas Organizadas, Ministério Público e Polícia Militar.
A Torcida Organizada que não alcançar os indicadores estabelecidos não terá vantagens do Clube, como a compra de ingressos com desconto. E não haverá mais a distribuição gratuita de entradas.
Futebol
Será criado um Ground Committee, que tomará decisões técnicas, financeiras e humanas (RH) relacionadas ao futebol profissional, às categorias de base e ao futsal, de forma integrada.
Estudos de modelos de retenção e desenvolvimento de talentos serão incorporados ao Plano de Carreira, como acontece na escola europeia, possibilitando que em três anos, 40% dos atletas profissionais tenham origem das divisões de base. Além das franquias de escolinhas, a serem implantadas em território nacional, que serão organizadas de forma a permitir maior formação, controle e retenção dos talentos.
A VP de Futebol terá prioridade na implantação do Centro Integrado de Gestão por Indicadores, principalmente na utilização de tecnologias a serem utilizados de forma imediata, subsidiando o Committee e os profissionais para melhoria da performance dos atletas e, consequentemente, o engrandecimento técnico do Futebol.
Recursos Humanos
O departamento de Recursos Humanos será composto por profissionais com experiência no mercado e desenvolverá um Plano de Carreira baseado nas melhores práticas de qualidade de vida para o colaborador do Vasco, com o compromisso básico de priorizar o pagamento de seus salários.
Um dos principais objetivos do RH será a criação de um modelo de remuneração por resultados, possibilitando que o funcionário do Clube possa aumentar os seus rendimentos com o cumprimento de metas pré-estabelecidas, para cada função específica. Colaboradores motivados que se tornam funcionários de alto desempenho. Bom para o Clube, excelente pro profissional.
Adicionalmente, os funcionários terão direito aos mesmos benefícios dos sócios no Clube de Vantagens.
Sedes Calabouço e Lagoa
Devido à localização privilegiada, as sedes serão geradoras de receitas para o Vasco. O projeto será submetido a empresas que se interessem em arrendar parte da estrutura, sem impedir que o Clube utilize os locais em datas específicas. As receitas da Sede da Lagoa terão como beneficiária exclusiva a Diretoria de Remo, com aplicação direta no treinamento dos atletas e aquisição de equipamentos que possam melhorar o rendimento dos mesmos. O Calabouço terá estrutura que permita um convívio diário, com a participação da família Vascaína, tornando-se efetivamente a sede social dos Vascaínos.
Gestão por Centro de Custos
Seguindo modelos de gestão financeira já utilizados por empresas de médio e grande porte, o Clube implantará Centros de Custos para cada Departamento, permitindo de forma clara e transparente a avaliação dos resultados financeiros de cada área.
Cada setor ou área terá um limite de investimentos e custos determinado no orçamento anual do Clube, que será estabelecido pelo Conselho de Administração.
Assim, torna-se fácil identificar as unidades rentáveis, bem como as deficitárias do Clube, facilitando o equilíbrio e balanceamento da gestão, como um todo.
Clube de Vantagens
Utilização de CRM (Customer Relationship Management - Gestão de Relacionamento com o Cliente) para estreitar o relacionamento com os sócios, que serão priorizados e valorizados, possibilitando que os mesmos adquiram e/ou sejam contemplados com ingressos em jogos e eventos, obtenham descontos nos produtos licenciados, recebam camisa oficial de presente no dia do aniversário, como exemplo.
Adicionalmente, estabelecendo convênios com clubes e instituições de outros estados estaremos incentivando a adesão de torcedores de todo o Brasil. Parcela substancial da receita do Programa de Sócios terá com foco ações específicas voltadas as crianças, garantindo as futuras gerações de torcedores.
Estádio São Januário
Como parte do Projeto de Internacionalização da Marca VASCO, será desenvolvido um tour com visitação às dependências do Estádio (Campo, Vestiário, Sala de Troféus, Museu, Capela, Loja, etc.), nos moldes de River Plate, Barcelona, Boca Juniors e outros, que permita a inclusão do tour na agenda turística do Rio de Janeiro, por meio de parceria com o Rio Convention Bureau, sendo que as receitas oriundas do tour serão utilizadas exclusivamente para melhorias relacionadas à visitação.
Os sócios do Clube terão direito a participar de uma visitação por semestre, com a possibilidade de presença de atletas e ex-atletas.
Na Vice-Presidência de Marketing será criada Diretoria específica e remunerada por resultados para estabelecer negociações com empresas interessadas na ampliação do Estádio.
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Currículos dos lideres da Chapa VASCO mais que um GIGANTE
Eduardo Nery
43 anos, Empresário, durante 20 anos atuou na Módulo Solutions for GRC, principal empresa de governança e gestão de riscos da América Latina, no desenvolvimento de negócios no mercado financeiro e governo, tendo participado de projetos relevantes como ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, Eleições Eletrônicas, Entrega do Imposto de Renda via Internet, Rio+20, Copa do Mundo 2010, Olímpiadas de Londres 2012 e Copa do Mundo 2014.
Em 1998 fundou o site “Vasco Rumo a Tóquio”, posteriormente renomeado para “VascãoNet”, que se tornou o principal site do Vasco da Gama durante 5 anos, tendo conquistado o IBEST, o Oscar da Internet, em 2001, entre outros prêmios. Desde então, milita na política do Vasco da Gama, tendo participado efetivamente de diversos movimentos em prol do reestabelecimento da democracia no Clube. Neste mesmo período conseguiu, sem custos para o Vasco, o domínio do site oficial.
Nos últimos anos tem apoiado o Clube em ações relacionadas ao Governo Federal e Judiciário, tendo participado efetivamente das negociações que findaram na obtenção das certidões negativas, proporcionando a assinatura do contrato de patrocínio master com a CAIXA Econômica Federal no valor de R$ 15 milhões, além de outros benefícios que as negociações geraram para o Clube.
Andreia Salles
42 anos, carioca, formada em jornalismo, atua como empresária na área de comunicação corporativa desde 1994. Pertencente a três gerações de vascaínos, seu avô colaborou para a expansão das obras de São Januário, de 1945 até sua morte, em 1975. Desde então, seu pai, vascaíno e sócio desde 1951, assumiu a responsabilidade de colaborar para o engrandecimento do clube, o que fez até sua morte, ano passado. Herdou o título de sócio do pai e, com ele, a responsabilidade de colaborar para o Vasco da Gama ser vitorioso. Com uma forma moderna de pensar o futebol brasileiro, acredita que só será possível ser gigante se o clube tiver uma administração equiparada às grandes empresas nacionais e internacionais. Nada menos do que isso. Só assim, será possível honrar a memória do Vasco da Gama.
Jorge Eduardo Antunes
49 anos, jornalista, trabalhou e grandes veículos da imprensa escrita no eixo Rio-Brasília-Belo Horizonte desde 1990. Atualmente, é diretor de comunicação das Organizações PaulOOctavio, grupo empresarial que controla rádios uma emissora de TV, quatro hotéis, uma construtora, cinco shopping centers, uma rede de concessionárias de automóveis e uma seguradora.
Na imprensa de Brasília, fundou os jornais Na Hora H! e Alô Brasília, além de ter sido Diretor de Redação do Jornal de Brasília por quatro anos, e hoje assina uma coluna semanal de esportes no mesmo diário. No Rio, atuou em A Notícia e no Jornal do Commercio, onde chegou a ocupar o posto de secretário de Redação. Também trabalhou na comunicação da Caixa Seguros e na Associação Brasileira de Supermercados. Em Belo Horizonte, foi editor executivo do jornal Hoje em Dia, então controlado pela Rede Record, tendo sido transferido, em seguida, para dirigir a sucursal no DF.
Filho de um ex-remador e ex-atleta de polo aquático, ele cresceu em São Januário, que passou a frequentar aos dez anos. Tornou-se sócio pela primeira vez em 1986 e regressou ao quadro em 2009, na condição de sócio proprietário. Casado com uma vascaína e pai de outras duas, está sempre ligado em tudo o que ocorre no clube.
Gustavo Rabelo
Brasiliense, casado, pai de 3 vascaínos, o executivo Gustavo Rabelo possui quase 20 anos de experiência profissional no setor de Tecnologia da Informação. Após 14 anos na multinacional IBM, onde assumiu posições de destaque (como Diretor de Relações Governamentais e do Programa Cidades Inteligente), atua há 2 anos como Vice-Presidente do Setor Público da Oracle Brasil, outra gigante americana do ramo de software e serviços de TI.
A paixão vascaína vem de berço e foi cultivada ao longo dos seus 37 anos. “Vascaíno Praticante”, como se define, Gustavo possui em sua residência, em Brasília, um espaço totalmente dedicado ao Clube, aberto à visitação de amigos e simpatizantes da equipe. Conhecido como “Museu do Vasco”, a área é composta de mais de uma centena de camisas, revistas e jornais históricos, posters e diversos outros objetos que compõem um acervo extraordinário sobre o Clube de Regatas Vasco da Gama.
Fonte: Facebook da chapa Vasco Mais que um Gigante