O futebol do Rio de Janeiro terá, ao menos, um representante na Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Na noite deste sábado, o Macaé calou uma Arena Castelão lotada por mais de 60 mil torcedores fanáticos, segurou o empate em 1 a 1 com o tradicional Fortaleza e se garantiu entre os quatro melhores colocados da Terceirona pela primeira vez em sua história - o jogo de ida, em Macaé, terminou em 0 a 0. Depois de três anos, o estado voltará a ter um de seus "pequenos" na competição.
O último clube do Rio de menor expressão que disputou a Série B foi o Duque de Caxias, em 2011. Na época, o Tricolor da Baixada terminou o torneio em último e foi rebaixado para a Terceira Divisão. O Macaé se juntou a Mogi Mirim, Paysandu e CRB no grupo dos times que conquistaram o acesso.
Depois de quatro anos sempre batendo na trave, o Macaé, enfim, conseguiu conquistar o maior "título" de sua história. Em 2010, a equipe chegou a essa mesma fase de quartas de final, mas foi eliminada pelo Criciúma. Dois anos depois, o algoz foi do clube foi o Paysandu. Já no ano passado, o Sampaio Corrêa foi o responsável por colocar um ponto final no sonho alvianil.
No ano do seu centenário, o Madureira também chegou às quartas de final, mas foi derrotado pelo CRB nos dois jogos (2 a 1 na ida, 2 a 0 na volta) e deixou de aumentar o número de "pequenos" do Rio na Série B do ano que vem.
Agora, o Macaé vai enfrentar o CRB nas semifinais da Série C do Brasileirão.
Fonte: GloboEsporte.com