A reta final do Campeonato Brasileiro da Série B já começou, sem que o Vasco tenha conseguido assegurar a liderança em momento algum da competição. Chances não faltaram para o clube de São Januário, que falhou na briga pela liderança. Por outro lado, o Cruzmaltino faz campanha segura e emenda sequência no G-4, o que garantirá a equipe na elite do futebol nacional em 2015 quando o torneio terminar.
O momento do Vasco é de concentração no objetivo de assegurar a promoção. Por isso, as dificuldades enfrentadas pelo time diante da necessidade de garantir a ponta da Série B em diferentes ocasiões não é alvo de críticas. Joel Santana cobra, mas ameniza o discurso pelo objetivo prioritário.
Uma nova falha aconteceu no último sábado. Com chance de chegar à primeira colocação da competição, o Vasco perdeu para o Santa Cruz por 1 a 0, fora de casa. Com 54 pontos, o Cruzmaltino caiu para a terceira colocação. O Joinville tem o mesmo número de pontos, mas leva vantagem no número de vitórias. A Ponte Preta lidera com 57 pontos.
O que minimiza tal dificuldade em ultrapassar os rivais na tabela é o fato de o Vasco se manter no G-4 há 17 rodadas. O time de Joel Santana tem pouco tempo para lamentar – as falhas na busca pela ponta – ou comemorar – a manutenção na zona de classificação para a elite. O time prepara para o 31º compromisso na Série B, em duelo fora de casa com o América-RN nesta terça-feira.
"Com uma vitória agora [na próxima rodada] chegaremos perto do somatório de pontos. Pensamos em 65 pontos. Temos quatro jogos fora e quatro dentro. Uma vitória fora nos colocaria em um momento bom. Qualquer ponto que levássemos aqui, era graça. Mas perdemos e agora é tentar vencer o América-RN. Se conseguirmos, será 50% da viagem, o que não está muito ruim. Vai ser uma pedreira, porque eles estão na zona de rebaixamento, mas vamos tentar a vitória lá", afirmou Joel.
Mesmo se vencer o América-RN, o Vasco não terá chance de superar a Ponte Preta nesta rodada. O adversário paulista tem mais vitórias que o Cruzmaltino na Série B. Para chegar à liderança, o Vasco terá que garantir sequência de vitórias, além de contar com tropeços do clube de Campinas. O Joinville também terá que ser alvo de torcida contra dos vascaínos.
Fonte: UOL