A equipe do Santa Cruz (PE) sagrou-se campeã da etapa de São Luís do Circuito Brasileiro de Clubes de Beach Soccer, competição realizada durante a última semana na capital maranhense. Na decisão, ocorrida na noite de sábado (4), o time pernambucano superou o Rio Branco (ES) por 5 a 3, em partida realizada na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen.
Com uma atuação praticamente perfeita, o Santa Cruz não deu chances a um dos times favoritos à conquista do torneio. O Rio Branco chegou à decisão sem ter perdido um jogo sequer, inclusive vendendo o próprio Santa Cruz na fase de grupos por 7 a 3. No entanto, no sábado, a equipe pernambucana se superou dentro de quadra para garantir o título em solo maranhense.
Intensidade foi a palavra determinante no Santa Cruz no primeiro período de jogo. Pressionando muito a saída de bola do Rio Branco, o time pernambucano forçava erros do rival. E os erros dos capixabas se transformaram em trunfos da equipe coral. O Santa Cruz chegou a abrir 3 a 0 com gols de Felipe, Anderson e Juninho. O Rio Branco chegou a descontar com Bruno Malias.
No segundo período, o Rio Branco cresceu na partida. Precisando de gols, o time capixaba pressionava. E a pressão deu resultado, e João Victor fez o segundo: 3 a 2. Ainda do segundo tempo, o Santa Cruz voltou a marcar com Felipe, mas no fim do período, Erick fez o terceiro do Rio Branco e manteve vivas as esperanças do time capixaba.
No último período, o Rio Branco pressionava, mas parava no goleiro Rafael. O time capixaba chegou a utilizar Bruno Malias como goleiro linha e nada de o gol sair. Pelo menos nada de gol para o Rio Branco. Malias chegou até a marcar contra, dando números finais à final. Santa Cruz 5 x 3 Rio Branco.
Terceiro lugar
Já na disputa pela medalha de bronze, o Vasco levou a melhor sobre o Sampaio. O time vascaíno começou a partida bem melhor e não demorou para abrir o placar com Jordan. Enquanto isso, o Sampaio cometia muitos erros e era pouco eficiente no ataque. No período seguinte, o cenário da partida continuou o mesmo. Melhor para o Vasco que ampliou a vantagem com Matheus: 2 a 0.
O Sampaio acordou no último período. Na raça, o time maranhense cresceu no confronto, mas parva nas boas defesas de Cesinha. No entanto, aos 8min56, Roberto conseguiu marcar em cobrança de falta: 2 a 1. O time tricolor continuava a pressão e, a poucos segundos do fim, Serginho empatou levando o confronto para a prorrogação.
Após o empate por 2 a 2 no tempo normal e empate sem gols na prorrogação, o jogo foi para os pênaltis. Nas penalidades, os vascaínos venceram por 2 a 1.
Premiações individuais
Além da conquista da etapa de São Luís, o Santa Cruz ainda levou para casa duas premiações individuais. O goleiro Rafael foi escolhido o melhor da posição e Felipe o melhor jogador do torneio.
O Rio Branco, vice-campeão da etapa, teve a revelação do campeonato: o jovem Erick. O único prêmio individual que ficou com o Sampaio Corrêa foi de artilharia: Serginho foi quem mais marcou gols.
Fase final
Agora, o Circuito Brasileiro de Clubes de Futebol de Areia vai para Vitória, no Espírito Santo. A partir de terça-feira (7), começa a disputa da fase final da competição. Dos times que participaram da etapa de São Luís, apenas Sampaio Corrêa, Vasco da Gama e o Rio Branco estarão na disputa. Os outros times classificados são o Fluminense (RJ), Botafogo (RJ), Flamengo (RJ), Craques da Praia (ES) e Vila Velha (ES).
Fonte: Maranhão Esportes
Campanha do Vasco no Maranhão
1° fase:
Vasco 5x4 Ceará
Vasco 4x5 Sampaio Corrêa
Semifinal:
Vasco 3x3 Rio Branco (ES)
Penalidades: Vasco 1x2 Rio Branco
Disputa de terceiro Lugar:
Vasco 2x2 Sampaio Corrêa
Penalidades: Vasco 2x1 Sampaio Corrêa
Vasco - Terceiro colocado
Gols pró: 14 gols
Gols contra: 14 gols
Artilheiros da Colina no Maranhão:
Jordan Soares 5 gols
Silvinho 3 gols
Lucas Duarte 2 gols
Diego Salvador 2 gols
Rafinha Amorim 1 gol
Matheus 1 gol
Fonte: Divulgação