E deu Vasco de novo em terras capixabas. Pela segunda vez o "Trem Bala da Areia" seguiu tranquilo pelos trilhos da vitória no Espírito Santo e conquistou o título da etapa da Serra do Circuito Brasileiro de Clubes de futebol de areia, ao golear o Rio Branco-ES por 4 a 1. A partida decisiva aconteceu no início da tarde deste sábado, na arena montada na Praia de Jacaraípe.
Na primeira fase o Rio Branco havia vencido o Vasco por 6 a 1 e o resultado, além de servir como uma 'vingança' pelo resultado adverso anterior, também deu ao Vasco também o título de todo o Circuito Brasileiro, com o Rio Branco ficando também na segunda posição. No início do ano, o Vasco também havia sido campeão numa etapa do circuito no Espírito Santo, na etapa de Vitória. Na ocasião, o derrotado também foi um time capixaba, o Vila Velha.
Vitória carioca construída em apenas dois tempos
Dominando a partida desde o início, o Vasco começou a construir sua vitória com um gol de falta de Catarino logo aos três minutos de jogo. Mais tarde, aos nove, Mauricinho, de cabeça, ampliou o placar, escorando escanteio cobrado por Jorginho. No segundo tempo a vitória carioca começou a se transformar em goleada também no início da etapa. Mauricinho fez bela jogada individual pela direta de ataque e cruzou. Jorginho tentou marcar de peito e a bola foi no travessão. No rebote, Rafinha chutou duas vezes para marcar o terceiro do Vasco.
Logo depois, aos nove minutos, Jordan recebeu passe pelo alto, driblou o marcador e chutou rasteiro. A bola passou debaixo do goleiro Marquinhos e entrou: 4 a 0 Vasco. O gol de honra do Rio Branco veio apenas no terceiro tempo, com Ramon, que chutou forte, no ângulo esquerdo de Cezinha, mas não havia tempo para uma reação capixaba.
Nas premiações individuais, Jordan, do Vasco foi o artilheiro com 5 gols marcados. Elinton, do Flamengo, foi considerado o melhor goleiro da competição. Mauricinho foi o 'Bola de Ouro' da competição.
RIO BRANCO 1 X 4 VASCO
RIO BRANCO - Marquinhos, Rui Mota, João Vitor, Erick Lyrio e Bruno Malias. Reservas: Kleiton, Diogo Malias, Jhonathan, Alezyr e Ramon. Técnico: Carlos Henrique Simões
VASCO - Cezinha, Rafinha, Catarino, Jorginho e Mauricinho. Reservas: Neneca, Betinho, Luquinha, Jordan, e Lucão. Técnico: Fábio Costa
Gols: Catarino (VAS) aos 3m43s e Mauricinho (VAS) aos 9m13s do 1º tempo; Rafinha (VAS) aos 3m20s e Jordan (VAS) aos 9m do 2º tempo; Ramon (RIB) aos 8m16s do 3º tempo.
1º árbitro: Geraldo Pimentel; 2º árbitro: Alex Gomes; Cronometrista: José Roberto Pereira
Circuito Brasileiro de Clubes de futebol de areia (etapa da Serra - decisão)
Data: 11 de outubro (sábado). Horário: 12h. Local: Arena da Praia de Jacaraípe (Serra, ES).
(Clique aqui para ver o vídeo)
Fonte: GloboEsporte.com (texto, ficha, vídeo), Facebook Febserj (foto)
Beach Soccer: Vasco é campeão do Circuito Brasileiro de Clubes
Após ser campeão carioca e campeão da Copa do Brasil de Beach Soccer, o Vasco da Gama conquistou o Circuito Brasileiro de Futebol de Areia, em etapas que foram realizadas em Vitória (ES), Manaus (AM), São Luís (MA) e Serra (ES), respectivamente. O Gigante da Colina venceu três e ficou em terceiro lugar na terceira etapa.
A primeira ocorreu na capital do Espírito Santo em novembro do ano passado. O Vasco obteve um bom desempenho e enfrentou a equipe de Vila Velha na decisão. Com gols de Lucão, Bokinha e Mauricinho, o Gigante da Colina venceu a equipe capixaba por 6 a 3 e garantiu o título da primeira etapa do Circuito.
A segunda etapa do circuito ocorreu em Manaus e também valeu pelo título da IV Copa do Brasil de Beach Soccer. O Vasco mais uma vez enfrentou adversário difíceis, mas conseguiu superar todos no peito e na raça. Nas rodadas classificatórias, passou por Avaí (9 a 4) e Vitória (3 a 1 nos pênaltis) e perdeu para o Flamengo na última rodada (6 a 3), mas mesmo com a derrota se classificou para a fase seguinte. Na semifinal, o adversário foi o difícil Vila Velha (ES), que dificultou até os minutos finais: 3 a 3. Nos pênaltis, o goleiro Cesinha garantiu a classificação vascaína ao defender a cobrança de Anderson Wesley e definir o placar em 3 a 1. Na grande final, o Trem Bala da Areia venceu o Sport Recife por 6 a 2 (Gols de Lucão (2), Igor, Maurícinho, Bueno e Bokinha), e garantiu o título de mais um circuito nacional.
Na terceira etapa do Circuito realizada em São Luís (MA), o Vasco até que começou bem vencendo o Ceará por 5 a 4, mas na semifinal enfrentou o Rio Branco (ES), e perdeu nos pênaltis por 2 a 1, após um empate emocionante em 3 a 3 no tempo normal. O cruzmaltino terminou esta fase do circuito na terceira posição, atrás do campeão Santa Cruz, e do vice Rio Branco.
No último e decisivo circuito, o Vasco manteve a escrita e mais uma vez foi o campeão. Na primeira rodada, derrotou a equipe capixaba do Craques da Praia por 6 a 2. Na segunda rodada, a pedreira Rio Branco (ES) entrou novamente no caminho dos vascaínos, causando mais uma derrota para o time carioca: 6 a1. O Vasco precisava vencer o Fluminense no último jogo da fase classificatória para obter a classificação. A passagem de fase veio através da vitória sobre o Fluminense, por 4 a 3. Na semifinal, o Gigante da Colina ganhou do Sampaio Corrêa (MA) por 4 a 2 e teve a sua grande revanche contra o Rio Branco (ES) na final. Resultado: 4 a 1 para os vascaínos, com gols de Diogo Catarino, Mauricinho, Jordan e Rafinha. Com a vitória, o Vasco garantiu o título da etapa de Serra/ES e do Circuito Brasileiro de Clubes de Beach Soccer.
- O projeto que já faço no quatro há quatro anos está rendendo muitos frutos. Temos os campeões Mauricinho e Lucão, que são campeões recentemente. Temos o Jorginho que foi campeão europeu junto com o Betinho. Jogamos com Rafinha, Lukinha, que são novos que jogaram com a gente. Então isso é muito importante. Fomos pioneiro neste trabalho e isso nos dá muito orgulho. O Vasco abriu uma luz para todo mundo e hoje todos os clubes querem seguir o que foi aplicado no Vasco. - disse Júnior Negão, coordenador técnico do Vasco e técnico da Seleção Brasileira de Beach Soccer.
Jorginho, um dos destaques do time vascaíno, também destacou o triunfo e fez questão de lembrar do trabalho que é realizado com muito esforço pelos jogadores e pela comissão técnica.
- É o maior prazer jogar no time mais vitorioso do Beach Soccer. Os jogadores dão vida sempre, sempre tentam elevar o nome do nosso clube e graças a Deus conseguimos mais uma vez. Nosso time é unido em atitude joga pelos torcedores e por nós mesmos, nossa família. Espero que após essa outra conquista tenhamos mais reconhecimento e apoio, pois estamos no limite. Dedicamos essa vitória a nossa torcida que sempre nos apoia e incentiva. Tenho muito orgulho de jogar ao lado dos meus companheiros, mesclamos experiência e juventude unindo respeito e comprometimento - disse Jorginho.
O objetivo do Vasco agora é conquistar o bicampeonato do Mundialito de Clubes de Beach Soccer, que acontece ainda neste ano.
Fonte: Site oficial do Vasco