Matemático garante: 'Com cinco vitórias o Vasco vai subir'

Quinta-feira, 09/10/2014 - 10:50
comentário(s)

Cinco vitórias em dez jogos. Mais quinze pontos. Essa é a projeção feita pelo técnico do Vasco, Joel Santana, para a volta do time à Série A. As contas batem com as do matemático Tristão Garcia.

— Com cinco vitórias o Vasco vai subir — garante o especialista, que dá hoje 85% de chance de classificação do Cruz-Maltino à elite.

O time tem exatamente cinco partidas em São Januário. Fora de casa são mais cinco. Com 51 pontos hoje, garantiria o acesso chegando aos 66, o que, baseado no atual desempenho, aconteceria a duas rodadas do fim da Série B, contra o Vila Nova, dia 18 de novembro.

— Precisamos de mais umas cinco, seis vitórias, para conseguir. Vamos buscar uma sequência para começar a consolidar nossa classificação. Mas pés no chão, nada de pensar lá na frente. É degrau a degrau. O principal não aconteceu — afirmou Joel na chegada ao Rio ontem, após vencer a Portuguesa.

A campanha atual ainda é ruim em relação a de 2009. Há cinco anos, o Vasco liderava a competição na 29° rodada, com 56 pontos, e garantiria o acesso com 70. Mas ainda dá para superar o último acesso. Seriam necessárias não cinco ou seis vitórias, mas nove em dez jogos, para chegar aos 78 pontos e ultrapassar a campanha de campeão em 2009, quando conquistou 76. A primeira chance é amanhã, contra o Boa Esporte, em São Januário.

— Quem trabalha no Vasco jamais vai entrar só para classificar. As pretensões são chegar lá na frente, na “pole position”, mas a competição dá quatro oportunidades de voltar à Série A. É o que o torcedor quer e nós também — completou o treinador, bastante assediado no desembarque no aeroporto.

Se vencer a próxima partida e a líder Ponte Preta tropeçar, o Vasco chega ao topo. O posição foi alcançada com dez rodadas a menos em 2009 e nela o clube permaneceu até o fim da Série B.

Na batida de Joel, que hoje vai ao cardiologista para uma geral após se recuperar de cirurgia, o Vasco vai superando o sofrimento. É o sentimento que não pode parar.

Fonte: Extra Online