Eles foram pioneiros, serviram de espelho para outras campanhas que eclodiram em clubes do Brasil, já pagaram 11 dívidas do Vasco, se aproximam da arrecadação de R$ 1 milhão, mas não estão satisfeitos. Chamado de "Vasco Dívida Zero", o projeto, que tem como objetivo saldar pendências do clube com a Fazenda Nacional, cobra maior apoio do principal beneficiado do movimento: o próprio Cruzmaltino.
Criada há um ano e dois meses, a campanha, que possibilita que qualquer pessoa doe diretamente para o abatimento das dívidas sem que os valores passem pelas mãos de terceiros, alega que reuniões foram feitas com a diretoria cruzmaltina, mas muito do que foi proposto acabou não sendo executado pelo clube.
"Fizemos várias reuniões com a diretoria desde a criação da campanha. Vários pedidos foram feitos como, por exemplo, a divulgação no Facebook oficial do clube, um destaque no site, chamadas no telão de São Januário em dias de jogos, enfim, uma série de outras ações, e o máximo que conseguimos foi um pequeno botão no site e a logomarca da campanha em alguns jogos do Brasileiro do ano passado", disse ao UOL Esporte Fernando Veiga, um dos organizadores do projeto.
O pouco apoio da diretoria do Vasco contrasta, por exemplo, com a do rival Flamengo, que viu sua torcida lançar a campanha exatamente nos moldes da cruzmaltina e, mesmo com pouco tempo de criação, já foi abraçada de forma irrestrita pelos dirigentes da Gávea, com ações de marketing e exposições. O presidente do Rubro-Negro, Eduardo Bandeira de Mello, por exemplo, vai a todos os jogos da equipe vestido com a camisa do projeto, chamado de "Fla em Dia".
Mesmo com as dificuldades, a marca de quase R$ 1 milhão em dívidas pagas pelo "Vasco Dívida Zero" já é bastante comemorada. Atualmente, a arrecadação é de R$ 978.810,00, com 15.706 torcedores cadastrados no site oficial (www.vascodividazero.com.br). A dívida ativa total do Cruzmaltino com a Fazenda é de quase R$ 95 milhões.
"Perto do tamanho da dívida, é pouco, mas você conseguir fazer o torcedor pagar uma conta que não é sua e sem nenhum beneficio, só por paixão ao clube, é um valor bastante significativo. Não temos conhecimento de outro movimento que tenha arrecadado tanto quanto esse, exceto a construção de São Januário, que foi a maior campanha já feita por uma torcida", destacou Fernando, se recordando da história do estádio vascaíno, construído com a ajuda dos próprios torcedores.
Faltando um mês para a eleição presidencial cruzmaltina, o projeto diz que já recebeu manifestações públicas de apoio da maioria dos candidatos. Sobre o fato de torcidas de outros clubes estarem se espelhando no projeto, o "Vasco Dívida Zero" não vê problemas.
"É muito bom saber que outras torcidas copiaram nossa campanha. É saudável isso, cria uma disputa e incentiva mais o torcedor a participar", comentou Fernando Veiga.
Diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler, que participou de reuniões com o "Vasco Dívida Zero", foi procurado pela reportagem do UOL Esporte durante a tarde desta quarta-feira e pediu que um retorno fosse feito na parte da noite. O mesmo aconteceu, mas as ligações não foram atendidas.
Como participar da campanha
A doação, que tem a cota mínima de R$ 10, é feita através de Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). O torcedor faz um cadastro no site do "Vasco Dívida Zero" e gera o documento, que pode ser pago por Internet Banking, nas agências bancárias e nas casas lotéricas.
Nenhuma pessoa, nem mesmo quaisquer diretores ou ex-diretores do Cruzmaltino, terão acesso aos valores pagos pelos torcedores, pois serão enviados diretamente à Receita Federal para amortizar uma das dívidas.
Fonte: UOL