Esquema com três volantes e empates retornam ao Vasco

Quinta-feira, 18/09/2014 - 09:19
comentário(s)

A estreia de Joel Santana foi animadora. Uma partida segura, com chances criadas e uma vitória tranquila - 2 a 0 sobre o Luverdense - como poucas vezes o Vasco conseguiu nesta Série B. Dois jogos e dois empates fora de casa depois, a desconfiança que cerca o time durante toda a campanha da Segundona voltou. Com pouco mais de uma semana no cargo, Joel optou por um esquema de jogo que tinha sido praticamente aposentado pelo ex-técnico Adilson, com Guiñazu, Fabrício e Aranda juntos no meio de campo.

Nas duas últimas partidas, o setor mostrou incapacidade na criação e também não conseguiu neutralizar as jogadas de ataque do Oeste. No gol assinalado pelo árbitro na Arena da Amazônia, a bola não entrou, mas o espaço que Fabio Santos teve mostrou a falha na marcação. Pouco depois, a cobertura pelo lado de Diego Renan também não foi suficiente, em cruzamento que encontrou o camisa 9 na cara de Martín Silva. Sorte dos vascaínos que o atacante do Oeste perdeu a chance, em grande defesa do goleiro uruguaio.

Para a partida de sábado, em São Januário contra o Náutico, o treinador deve observar novas opções e escalar uma equipe com outras características. Na estreia dentro de casa, Joel escalou no meio de campo Guiñazu, Fabrício e o garoto Jhon Cley, que é meia armador de origem e tem características mais ofensivas. Na partida anterior à estreia, o interino Jorge Luiz optou por Pedro Ken, que também atua mais avançado, ao lado de Guiñazu e Aranda.

Assim que chegou ao Vasco, o técnico lembrou que se preocupava primeiro em arrumar a defesa, uma marca dos melhores anos de sua carreira. O técnico ainda disse que o ideal era arrumar mais do que um esquema para as partidas. Foi dessa maneira que ele tentou fazer ao dar novas chances ao atacante Edmilson. O artilheiro do Vasco no ano foi titular contra o Atlético-GO, fez um gol e entrou nas duas partidas em que esteve na reserva. Kleber é o titular absoluto desde Adilson, mas tem a sombra de Edmilson e de Thalles, que entrou bem contra o Oeste - criando as principais jogadas do time.

Adilson fez algumas mudanças no sistema de jogo ao longo dos seus 10 meses no Vasco. Este ano, começou a montar a equipe com três atacantes, dois deles pelos lados do campo. Depois, com a chegada de Douglas, armou o time com três volantes e trocou depois com uma companhia ao lado do camisa 10 - Dakson foi quem mais atuou no meio de campo ao lado do Douglas.

Fonte: GloboEsporte.com