Joel Santana é o novo treinador do Vasco. O acerto entre as partes foi concretizado no início da tarde desta sexta-feira. Após reunião entre o experiente técnico de 65 anos e membros da diretoria cruzmaltina na casa do presidente Roberto Dinamite na noite de quinta, o Natalino ficou de dar uma resposta nesta manhã e sinalizou de maneira positiva à proposta cruzmaltina.
O treinador ficou satisfeito com a proposta apresentada pelo time de São Januário e acertou seu retorno ao clube que já defendeu como jogador e técnico. O anúncio oficial deverá ser realizado ainda na tarde desta sexta pelo clube através de seu site.
Apesar da confirmação, Joel Santana ainda não comandará o Vasco na partida deste sábado, contra o América-MG, em Belo Horizonte. A tendência é que ele inicie seu trabalho na segunda-feira.
Mesmo sem a aprovação total de membros da cúpula do futebol vascaíno, o nome do folclórico Joel Santana foi a escolha de Dinamite para tirar o clube da crise na temporada e dar sequência à campanha no Campeonato Brasileiro da Série B. Opção alternativa do Vasco, Joel aceitou o contrato de um ano com vencimentos mensais de aproximadamente R$ 200 mil. Esta será a quinta passagem por São Januário do treinador que volta a trabalhar na beira do gramado após 16 meses - último clube foi o Bahia, onde foi demitido em maio de 2013.
O Cruzmaltino ficou de mãos atadas após a desistência de Enderson Moreira – que fechou com o Santos. Sem um nome de consenso, o diretor de futebol Rodrigo Caetano perdeu força nos contatos com opções no mercado. Dinamite tomou as rédeas das negociações e iniciou reuniões com Joel.
Em função das condições que tem a oferecer ao próximo comandante, o nome de Joel surgiu como mais forte a partir da terça-feira. Salário máximo de R$ 250 mil foi a condições imposta por Dinamite. O cartola, no entanto, abriu mão de contrato curto e fechou acordo por um ano.
As limitações vascaínas – a atual gestão não poderia propor um vínculo além do final da temporada – foram ultrapassadas. A política financeira do clube, que estabelece um teto salarial, também não foi obstáculo já que Joel aceitou um salário modesto.
Conta a favor do experiente técnico a fama de "bombeiro", levantando times que estão em crise. Ele também possui forte ligação com o clube, onde já foi campeão como jogador e treinador.
Caso consiga classificar o time para a Série A do Campeonato Brasileiro ano que vem, Joel tem grandes chances de permanecer se o vencedor da eleição for Eurico Miranda, com quem possui amizade de longa data.
"Papai" Joel estava há um ano sem comandar um time. Sua última passagem foi pelo Bahia. Com seu jeito folclórico e a fama conquistada com o inglês pouco articulado, ganhou espaço no mercado publicitário, onde tem conseguido bons cachês como protagonista de propagandas.
Recentemente, além das aparições na TV por conta dos comerciais, Joel chegou a gravar participações em séries humorísticas. Ainda assim, não se cansava de reafirmar que não desistira da carreira de treinador ainda voltaria a comandar um time de futebol, fato confirmado nesta quinta.
Fonte: UOL