O técnico Oswaldo de Oliveira não resistiu às últimas derrotas do Santos no Campeonato Brasileiro e foi demitido nesta terça-feira. Seu contrato iria até o fim do Brasileirão. O clube já tem o nome do possível substituto: Enderson Moreira. Com passagens por Fluminense, Goiás e Grêmio, ele estava quase certo com o Vasco, mas não houve acordo com relação a tempo de contrato.
O tropeço por 1 a 0 diante do Botafogo, no último domingo, e as más atuações da equipe jogando fora de casa foram o estopim para a demissão de Oswaldo. O Comitê de Gestão até pensou em manter Oswaldo de Oliveira até o fim da temporada, mas achou melhor realizar a mudança agora, já que ainda acredita na classificação para a Libertadores.
Em 18 rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro, os santistas conquistaram 23 pontos e estão na 11ª posição na tabela de classificação, com 42,6% de aproveitamento. Em nove jogos fora de casa, porém, o time venceu Figueirense e Bahia, empatou com Coritiba e Goiás e perdeu para Fluminense, Internacional, Cruzeiro, São Paulo e Botafogo.
A terceira passagem de Oswaldo de Oliveira pela Vila Belmiro (antes, ele foi auxiliar em 1997 e técnico em 2005) fica marcada, também, por declarações polêmicas e troca de farpas. Em entrevistas coletivas, o treinador nunca escondeu a insatisfação com o elenco santista e com o calendário do futebol brasileiro.
Em maio, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Carlos Henrique da Fonseca Filho, subiu ao palanque em uma reunião do órgão para criticar Oswaldo. No dia seguinte, o técnico rebateu as declarações do conselheiro em entrevista coletiva no CT Rei Pelé. Em outras oportunidades, ele também criticou uma suposta falta de força do Peixe nos bastidores do futebol brasileiro.
Oswaldo de Oliveira deixa o comando do Santos com 44 jogos disputados em 2014 – 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas. Em maio, ele quase levou a equipe ao título do Campeonato Paulista, mas perdeu a decisão para o Ituano. Na Copa do Brasil, os santistas estão nas oitavas de final e ganharam a partida de ida por 2 a 0 do Grêmio.
Fonte: GloboEsporte.com