Por iniciativa de um torcedor cruz-maltino, que teve uma ideia filantrópica, aparentemente óbvia, mas de extrema sabedoria, vascaínos anônimos e ilustres se unem por uma causa mais do que nobre, doar sangue para aqueles que necessitam! Criada em 2012 por Maurício Milhazes, a campanha ‘Vascaíno é Sangue Bom’ está, cada vez mais, ganhando adeptos em todo país.
O objetivo do projeto é o de mostrar que todo apaixonado pelo Vasco é adepto das assistências sociais. Sendo assim, a campanha convoca todos os vascaínos de coração, a irem até um hemocentro de qualquer cidade brasileira para doar sangue com a cruz de malta no peito. E detalhe, no momento da doação, fazer um registro de incentivo para os demais torcedores, a fim de ser divulgado nas redes sociais.
Em 2013 houve mobilizações em pelo menos 14 cidades brasileiras, são elas: Alagoas, Amazonas, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Vascaínos de todo o Brasil estão convidados a aderir esta causa, doando sangue com a camisa do clube, tirar uma foto no momento da ação, e enviar para o e-mail vascainoesanguebom@gmail.com informando sua cidade e estado.
Neste sábado (30/08), o torcedor cruz-maltino residente do Rio de Janeiro terá uma facilidade para fazer a doação conjunta. Está marcada uma concentração em São Januário, mais precisamente em frente ao portão de entrada das sociais, na Rua General Almério de Moura, número 131, um pouco antes das 9 da manhã. Um ônibus cedido pela BRASOLISBOA sairá com alguns torcedores de São Januário a caminho do HEMORIO, que fica na Rua Frei Caneca 8 e funciona todos os dias, das 7 às 18 horas. O vascaíno que comparecer também poderá se cadastrar no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
Se dentro de campo você quer que o jogador dê o sangue, fora dos gramados é a sua vez de marcar um gol de placa! Chegou a hora! Vamos todos doar de coração!
Atenção para os requisitos básicos:
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 (*) e 69 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio => http://www.hemorio.rj.gov.br/;
- Pesar no mínimo 50 Kg;
- NÃO estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:
- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
Caso você fique impedido de ajudar por alguns desses requisitos, poderá doas fraldas infantis, fraldas geriátricas e latas de leite em pó. Qualquer quantidade destes produtos será bem-vinda. Entregue sua doação no ônibus que saíra de São Januário às 09:00 deste sábado ou diretamente para os coordenadores do movimento Vascaíno é Sangue Bom que estarão no HEMORIO neste sábado a partir das 07:00.
Para outras informações, acesse o facebook.com/vascainoesanguebom.
Fonte: Site oficial do Vasco