O torcedor do Vasco em 2014 não tem medo de perder. Mas tem de empatar. Foram apenas 4 derrotas no ano, mas foram 19 empates, sendo a grande maioria com clubes médios ou pequenos.
E é exatamente este excesso de empates que tiram a liderança do clube na Série B neste momento. Empatado em pontos com América-MG e Ceará, o time peca por ter muitos empates e poucos triunfos, o que é critério para desempate.
Foi assim também que perdeu o título Carioca. Apesar do gol irregular do Flamengo, nas duas partidas finais o Cruz-Maltino começou vencendo e cedeu o empate.
Confira o raio X dos empates do Vasco no ano:
19 empates no total
8 no Campeonato Carioca
3 na Copa do Brasil
8 na Série B
Foram 16 resultados de 1x1 e apenas três 0x0.
Em 11 partidas que terminaram empatadas com gols, foi o Vasco quem começou ganhando e deixou com que o adversário igualasse o placar. Em apenas cinco o time começou perdendo e buscou o resultado.
São 10 empates como mandante e nove como visitante. Ou seja, os empates foram mais pontos perdidos do que conquistados, já que o dono da casa é quem tem maior responsabilidade de vencer.
TEMPO DOS GOLS SOFRIDOS:
*Nos jogos em que começou vencendo
1º tempo - II
2º tempo antes dos 15 minutos - IIII
2º tempo entre 15 e 30 minutos - I
2º tempo depois dos 30 minutos - IIII
Claramente o time tende a tomar gols nos 15 minutos iniciais e nos 15 minutos finais do segundo tempo. É exatamente após conversar com o treinador no vestiário e depois das modificações feitas na etapa final, quase sempre tentando 'reforçar' a defesa e segurar o ataque. São 8 de 11 gols sofridos neste período de tempo que representa somente um terço da partida.
EQUIPES QUE EMPATARAM COM O VASCO:
- Boavista
- Macaé
- Nova Iguaçu
- Bonsucesso
- Fluminense (duas vezes)
- Flamengo (duas vezes)
- Resende
- América-MG
- Treze-PB
- Sampaio Corrêa
- Joinville
- Bragantino
- Portuguesa
- América-RN
- Ponte Preta
- Icasa
- ABC
Fonte: Blog do Garone