Quando se pensa em um camisa 10, por teoria, vem à cabeça a imagem de alguém que chama a responsabilidade, bate pênaltis, faltas e cria boas jogadas. Não é em todo time que um jogador aparece dessa maneira. Mas é o que vem acontecendo no Vasco. Douglas se destaca na temporada como o principal atleta da equipe. Na vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, sábado, em São Januário - a quarta seguida pela Serie B -, teve papel essencial para o bom desempenho do grupo. Perdeu um pênalti, porém deu um belo passe em profundidade para Marlon no lance que originou o gol de Kleber e marcou de falta em cobrança certeira (assista aos momentos no vídeo ao lado).
Douglas tem oito gols na temporada, todos de bola parada: cinco de pênalti e três de falta. A frieza do camisa 10 nessas cobranças é notável - vale lembrar que na final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, o meia converteu a penalidade que deixou o Vasco na frente até os últimos instantes da partida. No último sábado, perdeu pela primeira vez uma penalidade com a camisa vascaína, quando o jogo ainda estava 0 a 0. O técnico Adilson Batista fez a ressalva, após o jogo com o Ceará, de que o número seria nove caso a arbitragem houvesse validado o gol feito por ele em outro confronto diante do Rubro-Negro no estadual.
- Ele fez um que a bola entrou e não deram (risos). Ele é um jogador experiente. Mesmo tendo perdido o pênalti continua ligado e focado no jogo. Ele correu muito bem nesses últimos jogos, ajudando muito. Sabemos que é um jogador talentoso e criativo, tem personalidade. Estou satisfeito com o rendimento dele dentro do clube - disse Adilson.
As frases do técnico não são em vão. Nos últimos quatro jogos, foram quatro vitórias do Vasco, e Douglas só foi substituído contra o Ceará, por Jhon Cley, aos 40 minutos do segundo tempo. O fato de o meia sair do jogo acontecia com frequência em partidas antes da paralisação para a Copa do Mundo.
A influência do camisa 10 nos triunfos, combinada com o novo esquema do time adotado pelo treinador, é clara. Na vitória por 1 a 0 sobre o Paraná, Douglas levantou na área a bola que o xará Douglas Silva cabeceou para o fundo das redes. Contra o ABC, lançou em profundidade para Lucas Crispim, e a jogada terminou no gol de Kleber. Além disso, marcou de pênalti o segundo do Vasco no placar de 2 a 1. Diante do Náutico, não chegou a participar da jogada do gol de Dakson, mas deixou companheiros em boas condições ao dar passes inteligentes no primeiro tempo.
Douglas não se vê com o status de principal jogador da equipe, mas a confiança depositada nele pela torcida, por Adilson e pelos companheiros, conquistada com as boas atuações, cresce a cada rodada. Contra o Ceará, a postura do meia foi de tranquilidade.
- Acabei me precipitando no pênalti, mudando o jeito de bater, e o goleiro foi muito bem. Já na falta, quando ele armou a barreira eu já sabia que ia fazer o gol. Era só bater por cima. Foi uma bela cobrança, e agora é comemorar - explicou à Rádio Globo.
Para o jogo de terça-feira, contra o Vila Nova, Douglas está pendurado. Ele recebeu o segundo cartão amarelo contra o Ceará. A partida será realizada às 21h50 (de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília.
Fonte: GloboEsporte.com