Na oitava colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco segue sem conseguir entrar na zona de classificação para a elite do futebol nacional mesmo tendo vencido o Paraná por 1 a 0 no fim de semana, no Rio de Janeiro (RJ).
A distância para a área de acesso pode ser explicada pela necessidade de ganhar mais como visitante. Justamente por isso que os jogadores projetam uma sequência vitoriosa nos dois compromissos que terão pela frente, ambos longe da capital carioca. No sábado o Cruz-maltino visita o ABC-RN na Arena das Dunas, em Natal (RN), às 16h20(de Brasília), pela 15ª rodada. Três dias depois, na terça-feira, tem duelo contra o Náutico na Arena Pernambuco, em Recife (PE), em partida adiada da quinta rodada.
“É importante ganharmos longe do Rio de Janeiro para assim começarmos a fazer diferença na tabela de classificação. Acredito que em algum momento vamos engrenar e conseguir a tão esperada sequência que vai nos colocar na zona de acesso, de onde não vamos mais sair. Portanto, essas partidas fora de casa são de suma importância, ainda mais que um dos jogos será reposição” - disse o meia Douglas.
O lateral direito Carlos Cesar concorda: “Os jogos no Rio de Janeiro são importantes porque temos a obrigação de conquistarmos todos os pontos que disputarmos. Porém, o que vai fazer a diferença mesmo para conseguirmos o acesso será a pontuação como visitante. Esses pontos longe de casa que decidem o sucesso de um time no sistema de pontos corridos, principalmente quando estamos falando em terminar entre os quatro primeiros colocados”.
Na visão do goleiro uruguaio Martin Silva, o Vasco só vai conseguir entrar na zona de acesso se melhorar seu desempenho longe do Rio de Janeiro. Pela Série B o time não conquista um triunfo como visitante desde 3 de junho, quando fez 2 a 0 no Boa, em Varginha. Esse foi o único triunfo fora de casa pela competição. O quadro se agrava por conta de alguns tropeços importantes com mando de campo, como nos empates por 1 a 1 com América-MG, América-RN e Sampaio Corrêa.
“O Vasco tem um time de qualidade e que pode brigar na parte de cima da tabela de classificação, conforme todos esperam e a tradição do clube determina. Porém, é fundamental que a gente passe a conquistar mais pontos longe do Rio de Janeiro, ganhando os jogos e fazendo a diferença. Apenas arrancando pontos fora de casa que vamos conseguir subir na tabela de classificação”, afirmou o uruguaio.
O elenco, que ganhou o domingo e a segunda-feira de folga, se reapresenta nesta terça-feira pela manhã, na sede do CFZ, dia de trabalho em tempo integral. Para o duelo contra o ABC-RN, o técnico Adilson Batista não poderá contar com o lateral esquerdo Diego Renan e nem com o volante argentino Pablo Guiñazu, que receberam o terceiro cartão amarelo diante do Paraná e terão que cumprir suspensão. Assim, a tendência é que Marlon entre na lateral esquerda e Aranda seja titular no meio. Porém a escalação deverá ser definida apenas após as últimas atividades da semana.
Fora de campo o clube se prepara para a eleição desta quarta-feira, que vai definir o futuro presidente do clube. O favorito continua sendo o principal nome da oposição, o ex-presidente Eurico Miranda. Roberto Dinamite, atual mandatário, não quis tentar um novo mandato e também não intensificou apoio a nenhuma das candidaturas.
Fonte: Gazeta Esportiva