Christiano Pereira escreveu uma das páginas mais bonitas dos seus 28 anos em São Januário. Apesar da boa passagem como atleta nas categorias de base, foi como treinador que ele se firmou no cenário do basquetebol brasileiro. Ele dirigiu todas as categorias de base do Vasco desde 1993, do mirim ao adulto. Christiano foi treinador da equipe adulta em três oportunidades: 2005 (sendo semifinalista do Estadual com uma equipe muito jovem e sendo eliminado pelo Flamengo no último jogo da série semifinal), 2006 e, agora, em 2014, na disputa do Torneio Carioca. Esta competição durou cerca de dois meses, de 26 de maio a 23 de julho – a equipe cruzmaltina se apresentou no dia 20 de maio. E foi conquistada pelo Vasco na noite desta quarta-feira, após vencer a Associação Macaé de Basquete por 83 a 51, no Club Municipal. O Vasco venceu todos os doze jogos que disputou ao longo do certame.
Com todo este tempo de casa e experiência no basquetebol (não apenas no Vasco), ele recebeu a tarefa de comandar o Vasco nesta curta competição, que abre o calendário do basquete adulto do Rio de Janeiro – a principal competição, o Estadual, ocorre geralmente entre setembro e outubro, e a participação do Vasco ainda é uma incógnita.
Em entrevista ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes após a partida, Christiano, que nos últimos anos dirige o time juvenil vascaíno, fez questão de ressaltar que montou “a dedo” este time adulto para o Torneio Carioca, priorizando atletas com identificação com o Vasco e que ele já conhecia, seja no clube ou no basquete universitário. Por exemplo, do time adulto que dirigiu no Vasco em 2005 também faziam parte Marcellus e Diego Conceição, que foram campeões nesta quarta. Ele ressalta a força do grupo:
- É uma emoção muito grande. Primeiramente eu agradeço à diretoria por ter me dado a oportunidade e o privilégio de estar à frente deste grupo, que foi escolhido a dedo. Desde o início eu falo isto. São jogadores que tiveram passagem pelo Vasco ou pela minha mão no esporte universitário. Eu sabia do grupo forte que estávamos montando, um grupo que era para disputar título.
Apesar de todos estes anos como funcionário do Vasco, Christiano revela que sentiu uma emoção muito forte quando pisou no ginásio do Club Municipal e viu as arquibancadas lotadas pelos vascaínos a apoiar o time:
- Quando eu pisei na quadra hoje e vi a torcida na quadra gritando, a emoção foi muito grande, as lágrimas vieram aos olhos e eu não tinha dúvidas de que a gente iria sair com o título daqui.
Para finalizar, ele ressalta seu desejo de que o projeto não pare por aqui e tenha sequência, rumo ao Vasco voltar à elite do basquetebol nacional. Em que pese o fato de esta competição ser secundária no calendário, ele afirma que foi um grande passo conquistá-la, ainda mais da forma que foi: invicto, com 12 vitórias em 12 jogos.
- Esperamos que tenha sido o início, porque não adianta a gente dar um passo dessa grandeza e parar no meio do caminho. Esperamos que a diretoria olhe com carinho para a gente e que esse trabalho tenha continuidade, porque existem valores que não estão no mercado em atividade que podem muito bem estar defendendo a camisa do Vasco com honra e dignidade para voltar a colocar o Vasco onde ele merece estar – finalizou o treinador campeão.
Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes