Geneton Moraes Neto
DIA DE DECISÃO DA COPA: QUEM VAI LEMBRAR DE FRIAÇA, O ÚNICO BRASILEIRO QUE MARCOU UM GOL NO MARACANÃ NUMA FINAL DE COPA DO MUNDO?
Quando entrevistei Friaça, ponta-direita da Seleção Brasileira de 1950, ele, já octogenário, dizia, com todo orgulho, que tinha uma "glória": era o único jogador brasileiro que tinha marcado um gol numa final de Copa do Mundo no Maracanã - um sonho. Friaça lembrava: o delírio da torcida e dos jogadores foi tão grande que ele passou alguns minutos "sem saber onde estava". Dá para imaginar.
Os jogadores da Seleção Brasileira de 2014 tiveram a grande chance: se o Brasil tivesse chegado à final, algum outro brasileiro poderia dividir com Friaça a glória de ter enlouquecido o Maracanã de alegria com um gol numa decisão de Copa. Mas, não: Friaça - que não foi lembrado por ninguém hoje - continuará a ser, por uma eternidade, o único jogador brasileiro a ter marcado um gol numa final de Copa no "templo do futebol".
Tentei fazer uma pequena homenagem a Friaça num texto que o Jornal das Dez - da Globonews - encomendou ao locutor-que-vos-fala.
Palmas para Friaça - que carregou pelo resto da vida o estigma da derrota de 50 - mas cultivava uma glória que cabe a pouquíssimos:
(Clique aqui para assistir ao vídeo)
Fonte: Facebook do jornalista Geneton Moraes Neto
Nota da NETVASCO: Friaça era jogador do São Paulo na época da Copa do Mundo de 1950, mas passou a maior parte de sua carreira no Vasco.