Brasil e Holanda vão decidir, às 17h deste sábado (09/07), em Brasília, quem será o 3º colocado na Copa do Mundo de 2014. A última ocasião em que a Seleção Brasileira se viu nessa situação foi na Copa de 1978, na Argentina, numa disputa contra a Itália. E dois jogadores do Vasco tiveram participação decisiva na vitória brasileira, de virada, por 2 a 1. No primeiro gol, o de empate, Roberto Dinamite foi quem deu o passe para o belo chute de Nelinho; e o tento da vitória foi marcado por Dirceu, num forte chute de fora da área. Roberto Dinamite, hoje, é presidente do Vasco; já Dirceu - último atleta cruz-maltino a balançar as redes numa Copa do Mundo - faleceu em 1995, aos 43 anos, num acidente automobilístico.
Assista aos melhores momentos da partida:
Veja a ficha técnica do jogo:
BRASIL 2 x 1 ITÁLIA
Competição: Copa do Mundo (decisão do 3º lugar)
Data: 24/06/1978 (sábado)
Estádio: Monumental de Nuñez (Buenos Aires, ARG)
Árbitro: Abraham Klein (ISR)
Assistente 1: Alfonso González Archundia (MEX)
Assistente 2: Karoly Palotai (HUN)
Público: 69.659 torcedores
Cartões Amarelos: Nelinho (BRA), Batista (BRA), Gentile (ITA)
Gols: Causio (ITA) 38'/1ºT, Nelinho (BRA) 9'/2ºT, Dirceu (BRA) 17'/2ºT
BRASIL: Leão; Nelinho, Oscar, Amaral e Rodrigues Neto; Batista, Toninho Cerezo (Rivelino 18'/2ºT) e Jorge Mendonça; Gil (Reinaldo, intervalo), Roberto Dinamite e Dirceu. Técnico: Cláudio Coutinho.
ITÁLIA: Zoff; Gentile, Cuccuredu, Scirea e Cabrini; Maldera, Antognoni (Claudio Sala 32'/2ºT) e Patrizio Sala; Causio, Paolo Rossi e Bettega. Técnico: Enzo Bearzot.
Fonte: NETVASCO (texto, ficha), Youtube (vídeo), Reprodução Internet (foto)