Não foi tão fácil como nas últimas partidas, mas na base da garra e com muita superação, a equipe adulta de Basquete do Vasco conquistou a sétima vitória consecutiva no Torneio Carioca. Diante do Macaé, no Ginásio do Club Municipal, o Gigante da Colina confirmou o bom momento, venceu por 73 a 61 e manteve na liderança da competição estadual. Neste domingo (06/07), assim como nas partidas anteriores, os atletas cruz-maltinos contaram com o apoio da torcida, que levantaram o time no momento que ele estava em baixa.
O início da partida foi bastante tranquilo para o cruz-maltino. Com um bom trabalho defensivo, o Almirante sufocou o Macaé e conseguiu armar diversos contra-ataques. Devido ao bom aproveitamento do ataque, o time vascaíno terminou o primeiro quarto vencendo por 22 a 10. No período seguinte, a equipe comandada por Christiano Pereira caiu de rendimento e viu a agremiação macaense crescer no jogo, devido principalmente ao bom desempenho de seus pivôs. A partida ficou novamente equilibrada após alguns puxões de orelha da comissão técnica. O segundo quarto terminou 37 a 28 para o Vasco.
A penúltima parte do duelo foi toda do Macaé. Graças a uma marcação individual, o time adversário começou a levar vantagem defensivamente e a se fazer mais presente no ataque. Com vários arremessos corretos, o visitante virou a partida e terminou o quarto triunfando pelo placar de 44 a 48. A vantagem não foi maior devido ao aumento de rendimento do Vasco nos minutos finais. Percebendo a queda cruz-maltina no jogo, os torcedores se levantaram e passaram a apoiar incondicionalmente os jogadores.
A atitude surtiu efeito e a equipe fez um excelente último período. Liderados pelo ala Marcellus, os vascaínos foram para cima, pressionaram e ultrapassaram o Macaé no placar. O excepcional desempenho nos dez últimos minutos fez com que a partida terminasse 73 a 61 para o Vasco. Presente em quase todos os minutos do confronto, o ala Bernardo festejou o resultado e destacou a recuperação do Gigante da Colina.
- Essa vitória foi muito boa para a nossa equipe crescer. Bobeamos no início do jogo e por isso eles nos passaram no placar. Conseguimos mais tarde acertar a defesa e aproveitar a maioria dos contra-ataques. Iremos em busca do primeiro lugar em Macaé. Queremos enfrentar o quarto colocado e ter a vantagem do mando de quadra. Vamos buscar melhorar para o próximo jogo - afirmou Bernardo Gomes.
Com o resultado, o clube de São Januário conquistou uma importante vantagem para o próximo jogo, também diante do time macaense. Na próxima quarta-feira (09), na casa do adversário, o Almirante conquistará o primeiro lugar da fase de classificação se não perder por uma diferença de 12 pontos. Cestinha do Vasco neste domingo (06), o ala Marcellus frisou a importância do próximo duelo.
- Sabíamos que o time deles era bem estruturado, até porque eles possuem mais tempo de treinamento que a gente. Não foi o nosso melhor jogo, mas vai ser muito difícil a gente perder aqui dentro com essa torcida. No próximo jogo não podemos perder por mais de 12 pontos. Se a gente perder por uma diferença maior, eles terminarão a fase de classificação na liderança. Vai ser um jogo difícil em Macaé, mas vamos em busca da vitória - declarou Marcellus.
Confira a tabela de jogos do Vasco no Torneio Carioca de 2014:
26/05/2014- Botafogo 61 x 90 Vasco da Gama
30/05/2014- Vasco da Gama 97 x 36 UFRJ
04/06/2014- Abig/Jequiá 67 x 71 Vasco da Gama
24/06/2014- UFRJ 52 x 114 Vasco da Gama
27/06/2014- Vasco da Gama 100 x 49 Botafogo
30/06/2014- Vasco da Gama 93 x 53 Abig/Jequiá
06/07/2014- Vasco da Gama 73 x 61 Macaé
09/07/2014- Macaé x Vasco da Gama- 19 horas- Macaé
Vasco conquistou outra vitória no Cariocão |
Ala Bernardo Gomes em ação contra o Macaé |
Marcellus agradece carinho da torcida no Municipal |
Fonte: Site oficial do Vasco