O dia de trabalho foi diferente para os jogadores do Vasco. Após o domingo de folga, o elenco profissional treinou no Estádio Eustáquio Marques, em Curicica, na tarde desta segunda-feira (30/06), como parte da intertemporada que o time faz no Rio. Na quarta (02/07), a delegação viaja para Atibaia, interior de São Paulo, onde finaliza esse período de recesso do futebol brasileiro, em virtude da Copa do Mundo.
Observado por Adilson Batista, o treino de hoje foi comandado pela equipe de fisiologia. Isso porque estava marcado para essa tarde uma bateria de testes físicos e de velocidade com todos os atletas do elenco. O único a não participar, além dos que se recuperam de lesão, foi o atacante Kléber, pois o jogador chegou de viagem recente e já marcou o teste para amanhã, antes do treino da manhã.
O teste era composto por seis estímulos de velocidade de 35 metros com intervalos curtos entre um e outro. Com equipamento para verificar a potência anaeróbia dos jogadores, os fisiologistas verificavam o ponto de maior velocidade e o quanto o atleta perde em rendimento conforme a atividade avançava. Segundo o fisiologista Paulo Figueiredo, todos tiveram resultados satisfatórios e os resultados vão ser passados para a preparação física.
- O objetivo desse teste é medir, avaliar e refazer uma programação para o atleta de acordo com a necessidade que cada um tem. Nós vamos fazer os resultados hoje e amanhã entregaremos ao Daniel (Gonçalves, preparador físico). Aí eles vão fazer trabalhos de velocidade com um direcionamento específico para cada jogador - explicou Figueiredo.
Visando prevenção de lesão por fadiga e melhor exploração das capacidades físicas de cada atleta, a equipe de fisiologia, juntamente com a preparação física, vem realizando o melhor trabalho possível para deixar um Vasco mais forte para a volta do Campeonato Brasileiro, no dia 15 de julho, contra o Santa Cruz. Nesta terça, o Vasco realiza o penúltimo treino em Curicica, antes de viajar para Atibaia.
Fonte: Site oficial do Vasco