O diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, foi suspenso por uma partida pela Fifa por ter levado um cartão vermelho do árbitro inglês Howard Webb no intervalo da partida em que o Brasil derrotou o Chile nos pênaltis no último sábado, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Segundo anunciou há pouco a porta-voz da Fifa, Delia Fischer, Rodrigo deu um soco num jogador chileno, que ela não mencionou o nome, mas que foi o atacante Pinilla. O jornalista não poderá ficar na área de entrevistas nem participar da coletiva do dia do jogo, mas poderá atuar na véspera do jogo, no treino oficial e nas atividades de imprensa da seleção brasileira. Rodrigo, no entanto, não poderá entrar no vestiário da seleção no dia da partida.
Delia Fischer informou ainda que um procedimento disciplinar foi aberto contra Rodrigo Paiva e que ele tem até às 19h de terça-feira, dia 1º de julho, para apresentar suas justificativas por escrito ao Comitê Disciplinar da Fifa. Em seguida, o Comitê vai julgar se a sanção será ampliada ou não.
Segundo a porta-voz, Rodrigo já cumpre uma suspensão automática por ter recebido o cartão vermelho. A porta-voz também disse que o Comitê Disciplinar está analisando os motivos que levaram Rodrigo Paiva a continuar trabalhando na partida mesmo tendo sido expulso pelo árbitro depois do jogo nas atividades de imprensa da seleção brasileira, o que não seria permitido.
Delia anunciou que ainda não foram abertos procedimentos disciplinares contra outros jogadores envolvidos na confusão, como o atacante Fred e o apoiador chileno Medel.
DEFOUR TAMBÉM PUNIDO
O belga Defour foi suspenso por um jogo e multado em 7.500 francos suíços (R$ 18,6 mil) por ter sido considerado culpado por ter violado o artigo 48, parágrafo 1ºD do Código Disciplinar da Fifa ao ter sido expulso na vitória de sua seleção sobre a da Coreia do Sul por 1 a 0 na última quinta-feira, no Itaquerão.
A suspensão será cumprida na partida entre Bélgica e Estados Unidos, que acontecerá nesta terça-feira, na Fonte Nova, em Salvador.
Fonte: O Globo online