Um dos maiores símbolos da história do Club de Regatas Vasco da Gama, o folclórico massagista Pai Santana, falecido em 2011, tem até hoje sua mística ainda presente no futebol. Ficou famoso em São Januário e ganhou as graças da torcida por fazer trabalhos extra campo para que o time vascaíno conquistasse vitórias dentro das quatro linhas.
Um dos casos mais famosos foi em 1974, entre Vasco e Cruzeiro pelas finais do Campeonato Brasileiro, em que Santana antes da partida teria colocado dois ovos junto à area no gramado do Mineirão. Nisso o time conseguiria um heroico empate, após estar perdendo por 1x0 . Dias depois o Vasco se tornaria Campeão Nacional no Maracanã.
Sabedores de suas histórias, um grupo de jornalistas holandeses nestes dias de Copa do Mundo no Brasil, vieram até a vila onde Pai Santana morava em Benfica, no Rio de Janeiro. Procuraram pela Dona Carmem, viúva do massagista. Os gringos queriam aprender com a família como se faz a "macumba" pra dar sorte e a Holanda poder enfim ganhar a Copa. Querem, se possível, saberem por novos ovos enfeitiçados no Maracanã para serem campeões.
A Laranja Mecânica desde os anos 70 até hoje obteve grandes times, mas nunca levantou o maior caneco do futebol. O máximo que conseguirem foram os vice-campeonatos nos anos de 1974, 1978 e 2010. Será que se aprenderem a mandiga do campeoníssimo Pai Santana, a Holanda ganhará a Copa?
Fonte: Blog A Costeleta (texto), Site oficial do Vasco (foto)