Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, é o nome do eterno ídolo do Lion na França e do Vasco da Gama no Rio de Janeiro. Considerado o melhor batedor de faltas do mundo, Juninho Pernambucano, que se aposentou em janeiro ao completar 39 anos de idade e 21 anos de futebol, agora se destaca como comentarista esportivo na TV Globo. Sua nova atividade profissional foi iniciada em abril, quando analisou a final do Campeonato Carioca e em seguida a semifinal da Champions League de 2014 entre Real Madrid e Bayern de Munique. Na sequência, Juninho estreou na Rádio Globo no programa Da Verdade, ao lado de Zico. O sucesso dos gramados está se repetindo no rádio e na televisão. Ele foi considerado por jornalistas da grande imprensa como comentarista destaque da Copa do Mundo de 2014. De raciocínio rápido e muito criterioso em suas análises, Juninho se diferencia dos demais pelo sotaque nordestino e sua verve afiada; além de sua atenção a todos os lances da partida. Ele comenta tudo e não deixa passar nada! Além disso, sua passagem pela Europa lhe deu conhecimento do futebol mundial, oportunidade em que fez uma legião de amigos. Nesse sentido, ele se encontrou recentemente com o amigo e atacante da seleção italiana, o meia Pirlo. Os dois feras da bola parada se encontraram em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, onde a Itália se prepara para a disputa da Copa do Mundo. Vale lembrar que, em sua biografia, o craque italiano Pirlo cita Juninho com referência mundial na cobrança de falta.
Ao ser contratado pela TV Globo para comentar dez jogos da Copa, o Reizinho da Colina fez treinamento intenso, memorizando os nomes dos atletas dos jogos que está comentando, bem como um estudo profundo para analisar o estilo de cada atleta. Tudo indica que deu resultado, pois, além do sucesso ao ser citado como um dos melhores da TV, apesar do curto período na atividade como comentarista, Juninho é sondado para integrar a equipe do presidenciável Aécio Neves, do PSDB.
Juninho é conterrâneo e amigo de Eduardo Campos, mas a proposta, segundo fonte de Brasília, deve ser feita por outro craque da televisão, o Luciano Huck. É claro que a reunião não será na casa do apresentador do Caldeirão, pois ele foi proibido de fazer reuniões políticas em sua residência pela sua esposa Angélica.
Com o possível convite para atuar na política, os vascaínos já pensam em lançá-lo para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em 2016. Legenda não vai lhe faltar, principalmente se Aécio Neves se tornar presidente do Brasil. Nesse caso, diz um dos coordenadores da campanha de Eurico Miranda para a presidência do Vasco, cuja eleição se realizará no dia 6 de agosto: “Juninho poderá até ser candidato a prefeito do Rio”.
A torcida do Vasco já elegeu Roberto Dinamite para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Eurico Miranda e Romário para a Câmara Federal. Entretanto, Juninho é considerado mais carismático e preparado para a política do que os três citados, eleitos pela torcida de São Januário.
Fonte: Diário da Manhã