Pegador de pênaltis, novo goleiro vascaíno Rafael Copetti ganha elogios de ex-treinador

Sábado, 21/06/2014 - 20:25
comentário(s)

Recém-contratado pelo Vasco, Rafael Copetti não chegou a jogar profissionalmente no Brasil. E pouco foi escalado também nos três anos que passou em Portugal. Reserva no União Leiria, para onde foi depois de deixar o Internacional sem acordo para renovar, subiu um degrau e foi anunciado pelo Benfica em 2012, através da influência de seu empresário, Tadeu Oliveira, um dos maiores intermediadores de negociação do mercado. A esperança de brilhar logo caiu por terra ao ser relegado para o time B, no qual também foi preterido na maior parte do tempo.

A principal característica de Copetti, de 1,93m, é a facilidade para pegar pênaltis. O roteiro era conhecido na época da base. Na Taça Belo Horizonte de juniores de 2009, se o jogo da fase mata-mata estava empatado, ele entrava nos minutos finais só para a decisão da marca da cal. Foi assim nas quartas de final, contra o São Paulo, e na semifinal, contra o Flamengo. Defendeu duas cobranças em cada ocasião e ajudou o Colorado a chegar à final contra o Atlético-MG, que foi campeão ao vencer por 1 a 0 - sem a sua presença em campo.

A chegada a São Januário acontece no momento em que o clube conta com três nomes para a posição (Martín Silva, Diogo Silva e Jordi), além de Gabriel Félix, que treina com a equipe principal enquanto o uruguaio está com a sua seleção na Copa do Mundo e deve ser integrado definitivamente no fim da temporada. Por isso, Copetti terá de batalhar para se encaixar nesta situação e alcançar alguma chance. O diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano, esclareceu que a contratação de mais um goleiro já vinha sendo discutida internamente.

- Ele veio indicado pelo próprio Benfica. Considerávamos trazer mais um goleiro para o elenco e foi uma boa negociação, porque ficamos com 50% dos direitos dele, sem custo, em parceria com o Benfica. E a formação do jogador no Inter com mais o tempo de Europa também agradou.

Apesar da passagem sem qualquer destaque pela Europa, seu ex-treinador no Internacional, Osmar Loss, é só elogios à sua capacidade, principalmente pelo tamanho e agilidade.

- É muito bom goleiro. Alto, com os braços muito grandes, excelente envergadura. Tem muita presença, domina a área, e boa velocidade nas reações. Chegou a subir para o time sub-23 do Inter. O Vasco fez uma ótima contratação - acredita.

O agente também enumerou as virtudes em entrevista à Rádio Brasil e argumentou que Copetti, vinculado ao clube carioca até o fim de 2015, sofreu uma lesão que o atrapalhou em Portugal.

Fonte: GloboEsporte.com