O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta quarta-feira que pretende "colocar em discussão" o uso de vídeo para resolver jogadas polêmicas no futebol. É a primeira vez que a Fifa admite a possibilidade de discutir o assunto.
- Já temos a tecnologia da linha do gol. Por que não darmos aos treinadores a chance de desafiar as decisões dos árbitros? Talvez eles pudessem pedir as imagens da TV. É algo novo, que deveríamos colocar em discussão.
Tal novidade não tem data para ser discutida - certamente não será usada na Copa do Mundo de 2014. A afirmação de Blatter se deu em seu discurso de encerramento do 64º Congresso Anual da Fifa, no qual deixou claro que disputará a reeleição em 2015. A discussão anunciada por Blatter se deu no mesmo evento em que a International Board anunciou uma reforma, com o objetivo de ficar "mais moderna".
Ligada a Fifa, a International Board é a entidade que vota mudanças nas regras do jogo - o uso do vídeo, por exemplo, teria que ser aprovado pelo órgão, que tem cinco integrantes: um representante da Fifa e outro das associações britânicas de futebol: Inglaterra, País de Gales e Escócia.
A entidade quer acrescentar mais associações a seu quadro, tornar as discussões mais amplas - e criar até uma espécie de conselho técnico, com a presença de ex-jogadores. Essas mudanças começam a ser implementadas no segundo semestre, após a disputa da Copa do Mundo.
Fonte: GloboEsporte.com