O Corinthians tem a marca mais valiosa do Brasil, avaliada em 1,23 bilhão de reais. Desde 2010, ano em que assumiu a liderança do ranking, o clube paulista teve a sua marca valorizada em 486 milhões. O segundo lugar é ocupado pelo Flamengo com uma marca de 1 bilhão de reais e o São Paulo está em terceiro, com 879 milhões. Esses são os principais resultados de um estudo da empresa de consultoria e auditoria BDO, que avaliou as marcas dos 23 principais clubes brasileiros.
Vários fatores contribuíram para a liderança corintiana como a força da torcida, as cotas de televisão e os patrocínios. Por outro lado, o novo estádio ainda não entra na conta da valorização da marca. Pedro Daniel, gerente da Divisão de Esportes da BDO, explica que ainda é cedo para contabilizar os ganhos com a arena. "O Corinthians tem um belo produto nas mãos, mas é preciso saber como ele será administrado no futuro. O estádio tem potencial para atrair parcerias comerciais e estimular o público e os consumidores. Por enquanto, os ganhos foram apenas em visibilidade e no orgulho da torcida.”
O estudo mostra também a evolução das marcas nos últimos cinco anos. Nesse contexto, o Corinthians está colhendo agora os frutos das ações de relacionamento com os torcedores que foram realizadas na conquista da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes da FIFA, em 2012.
Clubes — Apesar da queda recente para a Série B, o Palmeiras é o quarto colocado com uma marca que vale 576 milhões de reais. Esse valor se apoia, em grande parte na tradição e na história do clube. O Internacional está em quinto ligar no ranking (413 milhões de reais), seguido do Santos (377 milhões de reais); Grêmio (359 milhões de reais); Vasco da Gama (323 milhões de reais); Atlético Mineiro (215 milhões de reais); e Cruzeiro (400 milhões de reais).
De acordo com o estudo, uma variável sozinha não determina o valor de uma marca. Além da força da torcida (tamanho, faixa etária e hábitos de consumo), o valor considera as receitas (cotas de TV e patrocínios de camisa, por exemplo). Um dos segredos para uma marca forte, portanto, é o relacionamento com a torcida.
A metodologia utiliza dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing, além de dados econômicos e sociais dos brasileiros. Os recursos com as transferências de atletas, no entanto, não entram no estudo, pois não fazem parte do ativo do clube.
Fonte: Veja.com