Em 2009, aficionados pelo carnaval e pelo clube Vasco da Gama decidiram começar um projeto social no Varjão. Pautado no samba e na cultura carnavalesca, o projeto deu orivem ao Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante da Colina, batizado com o apelido do time de futebol carioca. O projeto é voltado à recuperação de menores em situação de risco social através da música e da profissionalização. Os jovens e adultos participavam da montagem de um desfile de carnaval, desde a confecção das alegorias, até o aprendizado musical. A escola com o tempo foi criando corpo e veio a vontade de desfilar no carnaval de Brasília.
Mas, para desfilar todas as Escolas de Samba precisam representar uma das regiões administrativas. Isso só aconteceu em 2012, quando foram aceitas pela Uniesbe, União das Escolas de Samba de Brasília, como bloco de enredo. Foi campeã da categoria em 2013, e em 2014 conseguiu o ingresso ao Grupo de Acesso 1, que antecede o Grupo Especial, categoria da elite do carnaval brasiliense. Tudo isso representando o Setor de Indústrias e Abastecimento. “O SIA nos recebeu bem, mas é um local que não tem população. É difícil manter um projeto social longe do público alvo. Queríamos um lugar em que pudéssemos realmente fazer diferença na comunidade” explica Miguel Edgar, diretor social da Gigante da Colina. “Águas Claras une o potencial econômico de uma cidade nova e pujante com locais que ainda precisam de mais atenção do poder público e da sociedade civil. Um local carente de diversão e projetos sociais transformadores, por isso viemos para cá” completa o diretor. Instalada na sede da Associação de Moradores de Arniqueira provisoriamente, a Gigante da Colina procura um local definitivo para instalar as oficinas de bateria, de confecção de fantasias e de alegorias carnavalescas. Um acordo com a Administração Regional confirmou que a escola representará a partir de agora a cidade.
Vasco da Gama
A Gigante da Colina não tem relação direta com a diretoria do clube carioca, mas a comunicação e a troca de experiência é constante. As páginas do Vasco da Gama na internet colocam a escola brasiliense em evidência e confirmam a parceria com a torcida cruzmaltina em todo o país. “Com a eleição de uma futura diretoria no Vasco da Gama, há a promessa de uma relação mais próxima, com apoio e estrutura vinda do Rio de Janeiro” completa Miguel Edgar.
Copa do Mundo
Na última semana, em reunião sobre as atividades de cada cidade durante a Copa do Mundo, a Administração Regional de Águas Claras confirmou que as únicas atividades programadas para a Copa eram as apresentações da Gigante da Colina em praças da cidade. “O apoio da Administração tem sido muito importante e pretendemos retribuir com muita alegria, principalmente no Areal, onde vamos começar a trazer a população para perto do projeto” explica Miguel. Segundo o presidente da Gigante da Colina, Fabiano Leitão, a programação ainda não foi definida, mas ao menos uma vez por semana a escola estará na rua. “É o momento de celebrar a cultura brasileira, e nada melhor que unir futebol, samba e responsabilidade social” conclui o presidente.
Fonte: Folha de Águas Claras