O cenário que Boa Esporte e Vasco imaginavam à beira do recesso para a Copa do Mundo seguramente estava longe de ser o atual, quando as equipes se enfrentam nesta terça-feira, às 21h50m, no estádio Municipal de Varginha. Na zona de rebaixamento, os mineiros sonham respirar na Série B e nada melhor do que uma vitória sobre um dos favoritos ao título para alcançar este objetivo. Já o Cruz-Maltino já pensa na preparação para retornar com outra postura. Antes, porém, quer evitar a saída de Adilson Batista, que balança em meio à crise.
Na 18ª posição com oito pontos após duas derrotas seguidas, para Santa Cruz e Ponte Preta, o Boa Esporte sabe que tem uma difícil missão pela frente. O técnico Nedo Xavier fez mistério e treinou de portões fechados em Varginha. No entanto, a equipe não deve ser muito diferente da que enfrentou a Macaca em Campinas. A expectativa é de que a motivação pela visibilidade do confronto e a pressão em cima dos vascaínos faça a diferença a favor do clube do interior.
Sem tempo para acertar seu rumo, o Vasco faz a quarta partida em dez dias e planeja, enfim, encerrar o jejum de vitórias - que já dura 24 dias. A delegação girou o país no período, e a logística acabou não favorecendo o descanso e o treinamento. Como consequência, revolta da torcida, a modestíssima 11º posição e a ameaça de perder o treinador. Em caso de mau futebol ou derrota nesta noite, a mudança parece inevitável. A equipe luta para recuperar o bom ritmo do Carioca após a recuperação física de jogadores como Rodrigo, Pedro Ken e Edmílson.
O apito fica por conta de Rodrigo Baptista Raposo, auxiliado por Ciro Chaban Junqueira e José Araujo Sabino. Todos são do Distrito Federal. A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV e pelo Premiere FC. O GloboEsporte.com confere todos os detalhes em tempo real, com vídeos.
ESCALAÇÕS
Boa Esporte: A novidade pode ser o meia Leandro Ferreira, que pode fazer sua estreia. O lateral-esquerdo Marinho Donizete, poupado contra a Ponte Preta, deve retornar no lugar de Piauí. O time deve ser Leandro; Maranhão, Luiz, Mateus e Marinho Donizete; Moisés Ribeiro, Leandro Ferreira (Vinicius Hess), Betinho e Pedrinho; Fábio Júnior e Diego.
Vasco: sem Guilherme Biteco, lesionado, e com a possibilidade de ficar sem Montoya, que reclama de dores no joelho, Adilson mudará o time e até o esquema provavelmente. O paraguaio Aranda treinou entre os titulares e deve ser a novidade. O lateral Carlos César, reforço recém-apresentado, deve ficar no banco de reservas pela primeira vez. Eis a provável formação: Diogo Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Aranda, Fabrício, Pedro Ken e Douglas; Rafael Silva (Montoya) e Edmílson.
QUEM ESTÁ FORA
Boa Esporte: O zagueiro Thiago Carvalho foi suspenso com o terceiro cartão amarelo. O zagueiro Wallace, o volante Wendel e o atacante Luiz Eduardo estão no departamento médico.
Vasco: o volante Guiñazu ainda se recupera de uma fratura no pé direito, o meia-atacante Guilherme Biteco sofreu uma lesão na coxa no último jogo e foi vetado e o atacante Everton Costa não joga mais em 2014 devido a um problema no coração. Além deles, o goleiro Martín Silva integra a seleção do Uruguai na Copa do Mundo e também é desfalque.
PENDURADOS
Boa Esporte: Betinho, Fernando Karanga, Malaquias, Marcão e Mateus Alves
Vasco: Diego Renan, Douglas, Fabrício, Guilherme Biteco, Martín Silva e Montaya
Fonte: GloboEsporte.com