Alfredo Ramos dos Santos, o Alfredo II, jogou no Vasco na época do Expresso da Vitória e se sagrou campeão carioca em 1945, 1947, 1949, 1950 e 1952, além de campeão sul-americano em 1948. Ele também jogou na Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo de 1950, marcando um gol no empate por 2 a 2 contra a Suíça, na primeira fase.
Alfredo II é o personagem de uma famosa história ocorrida em 1949. Tendo deixado a Colina, o jogador foi contratado pelo Flamengo mas não conseguiu atuar pelo rival, acabando por retornar ao Vasco.
O fato que causa surpresa em relação a Alfredo II na atualidade é que não há informações sobre o seu paradeiro. Sabe-se que ele nasceu em 1º de janeiro de 1920, no Rio de Janeiro, mas não há data de falecimento conhecida. Se estiver vivo, já tem 94 anos de idade. Porém, a própria CBF reconhece que não há dados disponíveis sobre seu falecimento, se é que ele ocorreu.
A falta de provas de que Alfredo II está vivo ou de que ele já morreu (se é que morreu) leva a uma série de especulações na internet. Uma rápida pesquisa no Google detecta diversas crônicas em que se garante que ele está vivo, que ele mora no Rio de Janeiro, que ele é o último remanescente da Seleção de 1950 e que ele ainda torce para o Vasco. Exige-se até que a CBF o convide para os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Ninguém fornece, no entanto, informações concretas sobre onde Alfredo II se encontra.
Também não se deve confundir Alfredo II com Alfredo Ramos, ex-jogador de Santos, São Paulo e Corinthians que participou da Copa do Mundo de 1954 e faleceu em 2012. Há, na internet, muita confusão entre esses 2 jogadores.
Por isso, a NETVASCO lança um apelo: você tem informações confiáveis sobre Alfredo II? Você foi ou é vizinho, parente, amigo ou conhecido dele? Caso ele esteja vivo, onde se encontra? Caso já tenha morrido, quando e onde ocorreram o falecimento e o sepultamento? Se você tem alguma informação sobre Alfredo II, por favor entre em contato conosco pelo e-mail netvasco@netvasco.com.br.
A história do Vasco agradece!
Alfredo II (Alfredo Ramos dos Santos), do Expresso da Vitória |
Verbete dedicado a Alfredo II em livro oficial da Seleção Brasileira |
Fonte: NETVASCO