Basquete: Christiano Medeiros fala sobre o desafio de treinar a Seleção Brasileira 3x3 no Mundial

Sexta-feira, 30/05/2014 - 11:28
comentário(s)

Técnico do Vasco da Gama e com passagens pela comissão técnica das Seleções Brasileiras de base em Campeonatos Mundiais, Sul-Americanos e Pan-Americanos. Esse é Christiano Medeiros, 41 anos, carioca da Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, com mais de 30 anos dedicados ao basquete. Recentemente, o técnico foi convidado pela CBB para comandar a equipe nacional de Basquete 3x3 +18, feminina e masculina, que irá disputar o 2º Campeonato Mundial FIBA, de 5 a 8 de junho, no Luzhniki Park, em Moscou, na Rússia.

“É uma honra trabalhar num projeto novo, que tem tudo para dar certo. Vamos treinar forte durante quatro dias no Ginásio da Fortaleza de São João, no Rio, para fazermos um bom papel. Estamos com expectativa de pódio. As equipes são formadas por atletas novos e mais experientes, como a pivô Flávia Luiza e o pivô Marcão. Mas basquete de trinca é muito diferente do conceito de mundial de quadra. Estamos levando bons jogadores e queremos vitórias”, afirma Christiano Medeiros, que é professor de educação física.

Christiano não faz apenas um trabalho técnico no Vasco. O treinador também ajudou a modificar as estruturas de treinamento e de jogo da equipe, que voltará a participar do Campeonato Carioca após ausência de sete anos. O comandante tem acompanhado a modalidade de perto no clube há três décadas, orienta as categorias de base e sabe bem como mexer com as meninas e os meninos. O ex-jogador do clube vascaíno lembra com carinho do time bicampeão brasileiro e da Liga Sul-Americana, que fez história entre o final dos anos 90 e o início de 2000, sob o comando do técnico Hélio Rubens Garcia.

“Eu era auxiliar técnico daquele timaço. Tínhamos Vargas, Charles Byrd, Rogério entre tantos craques. Saia um e entrava outro craque. Ao recordar esta época vejo como é importante o retorno do Vasco para o basquete. Quanto mais times de camisa, melhor. O Campeonato Carioca não pode ser disputado por apenas três equipes”, diz Christiano.

Prata da casa, o técnico foi o principal responsável pela montagem do grupo que terá nesta temporada nomes como Ricardinho (jogou nos quatro grandes do Rio), Bruninho, bicampeão do NBB pelo Brasília; Marcellus, ex-Flamengo e Tijuca; Diego, ex-Joinville e Flamengo. Medeiros também foi treinador por 11 anos das equipes masculina e feminina da Universidade Castelo Branco (RJ), além de assistente técnico da seleção Carioca (entre 2000 e 2010), auxiliar das equipes feminina e masculina do Brasil na Universíade de 2001 e de 2011 , na China.

Rumo ao Mundial

A Seleção Brasileira de 3x3 +18 se apresenta no próximo sábado (dia 31), às 11h de Brasília, no Ginásio da Fortaleza de São João, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Os oito atletas convocados ficarão treinando em tempo integral até o dia 3 de junho, quando embarcam rumo à Moscou.

A equipe masculina está no grupo "C" do Mundial e estreia na competição no dia 5, contra Porto Rico, Nova Zelândia e Uruguai. No dia seguinte (6), os brasileiros enfrentam Estônia e Turquia. Já a seleção feminina está na chave "D" e faz sua estreia contra Rússia e Itália, também no dia 5. Na segunda rodada, dia 6, as brasileiras enfrentam Hungria, Estados Unidos e Alemanha. O Brasil é cabeça de chave nos dois naipes.

Seleção Brasileira +18 Masculina

Gustavo Bracco (Equipe Instituto Drible Certo / SP)
Ranking Brasileiro / 37 anos / 2,05m

Douglas Motta (Equipe Lendas / RJ)
Ranking Brasileiro / 36 anos / 1,90m

Davi Rossetto (Equipe Basquete Cearense / CE)
Ranking Brasileiro / 21 anos / 1,79m

Marcos Vinicius Inácio (Sociedade Esportiva Palmeiras / SP)
Ranking Brasileiro / 29 anos / 2,05m

Seleção Brasileira +18 Feminina

Simone Souza (The Choice / SP)
Ranking Brasileiro / 31 anos / 1,82m

Cristal Rocha (The Choice / SP)
Ranking Brasileiro / 32 anos / 1,60m

Marley Wyne (Instituto Mangueira / RJ)
Ranking Brasileiro / 25 anos / 1,80m

Flavia Santos (Santo André / SP)
Ranking Brasileiro / 31 anos / 1,86m



Fonte: CBB