Tereza Barbosa, filha do Moacir Barbosa Nascimento - o goleiro Barbosa, jogador do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira - esteve em Muzambinho (MG) e participou da Exposição “Futebol através dos tempos com o goleiro Barbosa”.
O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Muzambinho e a exposição está aberta para visitação na Casa da Cultura até o dia 30 de maio das 8 às 18 horas. O atleta muzambinhense Sérgio Américo Montanari – Cavadeira, também foi homenageado e aconteceu no domingo (25) o jogo comemorativo, onde a seleção de Muzambinho venceu por 4 a 0 a equipe do Guarani de Guaxupé.
Tereza Barbosa concedeu uma entrevista exclusiva a Rádio Atividade FM, onde comentou sobre a importância do legado deixado por seu pai, que foi um jogador alegre e que conquistou inúmeros títulos, porém naquela época, a mídia o crucificou na perda do título da Copa do Mundo de 1950 contra o Uruguai no Maracanã, porém o goleiro não carregou essa “culpa”, pois sua vida trouxe várias conquistas além daquele jogo.
Segundo Tereza, a polêmica daquela final foi justamente por não haver televisão na época, e o jornal impresso era um meio de comunicação que priorizava uma notícia bombástica, assim a imprensa culpou a perda do mundial devido o gol sofrido pelo seu pai, mas pouco sabem da vida gloriosa de Barbosa, e que atualmente é mostrado na exposição.
“Ele não esquentou muito a cabeça com a culpa que recebeu e quem levou isso adiante foi o povo, ele estava tranqüilo, ele sabia que não era o culpado, mas eles existiam, porém com toda sua hombridade não culpou ninguém e guardou isso com ele”, disse Tereza.
Por esse motivo, ela viaja pelo País lutando pela memória de seu pai, buscando mostrar as glórias e honras que Barbosa conquistou ao longo de sua vida, ganhando nomeações como “o melhor goleiro de todos os tempos” e “o goleiro magistral”.
A filha do jogador parabenizou Muzambinho, que mesmo sendo uma cidade pequena, deu o ponta a pé inicial proporcionando um momento de felicidade para ela e para sua família, e possibilitando que as pessoas tenha acesso a história do seu pai.
A exposição marcou também o encontro de Tereza com as lendárias traves da final da Copa do Mundo de 50, inclusive, ela possui um pedaço das traves, onde fará um leilão para arrecadar fundos para produzir duas estátuas artesanais de seu pai.
“Não teve jeito de segurar as lágrimas, as imagens são grandes e estão em todas as paredes, foi um impacto muito forte, mais um impacto muito bom, de emocionar, essa homenagem é algo que não tem preço”, completou a filha do goleiro.
A próxima cidade a receber a exposição será Santos (SP), entre os dias 9 de junho ao dia 7 de julho, e o objetivo é tornar a exposição itinerante, viajando por todo o Brasil e pelo exterior.
Veja algumas imagens da Exposição "Futebol através dos tempos com o goleiro Barbosa"
Fonte: FM Atividade