Remo Paralímpico: Conheça a história do remador vascaíno Isaac José Ribeiro

Quarta-feira, 28/05/2014 - 02:38
comentário(s)

Ele é cinco vezes campeão brasileiro e sete vezes campeão Estadual do Rio de Janeiro de remo. Tem uma medalha de prata na Copa do Mundo de 2012, em Belgrado, Sérvia, além de medalhas conquistadas na Itália e Nova Zelândia. Nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, ele ficou em 7º lugar. Só com essas credenciais, o remador mineiro Isaac José Ribeiro, 30 anos, se destacaria em qualquer ambiente. As maiores vitórias dele, porém, são outras.

Isaac veio cedo para o Rio de Janeiro e sempre acalentou o sonho de ser jogador de futebol. Mas quis o destino que um problema impedisse que ele esticasse completamente as pernas. Com isso, ficou impossível praticar o esporte profissionalmente. “Eu nasci com essa deficiência e sempre tive de mostrar às pessoas que eu era capaz de fazer tudo. Desde criança, o futebol foi minha paixão e através dele eu consegui andar e fazer todas as coisas que faço hoje. O esporte é minha vida”, afirma.

O atleta nunca fez fisioterapia para sua deficiência. “O esporte foi minha fisioterapia, minha ferramenta para tudo o que eu sempre pensei de positivo. Em 2006, o remo entrou na minha vida e, através dele, tenho conseguido realizar meus sonhos”, diz Isaac, que encara sozinho as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas três vezes ao dia.

Hoje, o atleta representa o Clube Vasco da Gama e, na Seleção, treina com a parceira de barco, Josiane Lima. A dois anos do evento, ele já pensa nos Jogos Paralímpicos Rio 2016: “Muita coisa vai acontecer até lá, mas os treinos estão fortes e muito inspiradores”.

Na água, Isaac ainda tem outra paixão: o surfe, que pratica com frequência. Bate ainda uma bola com os amigos e pratica Slackline, fita elástica esticada entre dois pontos fixos.

“Sempre encaro os meus obstáculos com muita determinação. Cada medalha tem uma história. Mas nada disso seria possível sem o carinho e o apoio da minha família e dos amigos. Sei que inspiro as pessoas com minha história de vida, pois ela serve de motivação e superação. Sou um homem e um atleta que faz tudo por amor e não desiste nunca de seus sonhos.”



Fonte: Terra