Lançado no último dia 17 de abril, ainda na ressaca da perda do título do estadual para o Flamengo, o Cadastro Vascaíno é, provavelmente, um dos últimos projetos desenvolvidos no marketing do clube de São Januário na gestão Roberto Dinamite. Com o objetivo de mapear a torcida vascaína pelo país, o banco de dados está próximo de atingir 100 mil cadastrados com menos de 20 dias de campanha no site e que chegou à camisa de futebol do clube.
Com poucos dias de projeto na rua, o departamento de marketing do clube ainda tem um relatório parcial da distribuição da sua torcida pelo país, mas há uma grande participação de vascaínos de fora do Rio de Janeiro.
- São poucos dias e quase 100 mil cadastrados. É um numero excelente, mas a torcida do Vasco pode muito mais. Todo torcedor deve se cadastrar, pois é uma iniciativa muito importante para o clube. Precisamos saber onde estão e quem são nossos torcedores - disse Bernardo Pontes, que chegou ao clube no fim de fevereiro.
A intenção é conhecer o torcedor e identificar as principais cidades do país com a presença de vascaínos. Há também uma preocupação de se afastar de qualquer ligação eleitoral e do cadastro natural de sócios do clube. Ainda mais em tempos quentes de sucessão presidencial. Há pouco mais de dois meses do pleito, que deve ser confirmado para a segunda quinzena de julho na semana que vem, o cadastro servirá de molde para as ações do marketing nos próximos tempos. Em 2013, houve queda na arrecadação do departamento - de R$ 30 milhões em 2012 para R$ 26 milhões - e também nas receitas com licenciamentos e royalties de produtos oficiais do Vasco - queda de R$ 6,3 milhões em 2012 para R$ 2,8 no ano passado.
Fonte: GloboEsporte.com