Pesquisa de intenção de votos tem relação com agência que faz campanha para Eurico Miranda
No dia 16 de janeiro o site Lancenet divulgou uma pesquisa, dita não-oficial e sem vínculo com nenhum grupo político, onde apresentava intenções de voto para as eleições desse ano do Vasco da Gama. A pesquisa, diz a matéria, foi realizada por uma empresa chamada “Idei@s – Comunicação e tecnologia”. Nela o candidato Eurico Miranda aparece com larga vantagem em relação aos outros candidatos ou pré-candidatos a presidência do Vasco da Gama. Reproduzimos os resultados divulgados abaixo.
Em sua página do Facebook “Eurico Presidente”, o candidato Eurico Miranda, no mesmo dia 16 de janeiro, já dava publicidade a pesquisa e a sua liderança nos resultados. No dia 17 de janeiro a mesma página já incorporava na campanha os números e dava como fonte o Lancenet, sem referência a empresa “Idei@s – Comunicação e tecnologia”, com a imagem abaixo.
Ainda no dia 17 de janeiro, a página “Eurico Presidente” divulgava matéria do site “O Seu Voto” sobre a pesquisa que, diferente do que dizia o Lancenet, era atribuída a uma organização chamada “Ideia Instituto”. Nessa matéria também era divulgada a contratação de uma agência especializada em marketing político de nome LabPop. Uma foto do dia 14 de janeiro postada na mesma página já mostrava o nome da agência “Laboratório pop” na parede ao lado direito da imagem de Eurico Miranda.
Fonte: Página do Facebook "Eurico Presidente"
O que de cara nos causou estranheza nessa pesquisa foram os resultados apresentarem duas casas decimais. Tais pesquisas, na maioria das vezes, apresentam valores percentuais inteiros ou com no máximo uma casa decimal. A empresa enviou uma apresentação em formato PDF com poucas informações sobre a pesquisa. O endereço de email de origem da mensagem é de uma conta gratuita, sem domínio próprio (ideiasinsituto.com@gmail.com). Não temos conhecimento de nenhum endereço físico ou virtual da empresa, que no email se refere como “Ideias Instituto”. Somente os telefones do responsável pela pesquisa: Fausto Moreira.
Ao analisarmos as propriedades do documento digital enviado, tivemos uma surpresa. No documento que apresenta a pesquisa de intenção de votos no Vasco da Gama enviado pela “Ideias Instituto”, consta no campo “autor” o texto “LabPopContent” como mostrado na imagem abaixo.
LabPop justamente a empresa divulgada pelo site “O Seu Voto”, em matéria do dia 17 de janeiro, como a agência contratada para comandar a campanha presidencial de Eurico Miranda. Vale registrar que a matéria também deu bastante publicidade a pesquisa onde Eurico lidera as intenções de voto.
Fomos então procurar informações sobre esse site de endereço www.oseuvoto.com.br. No site registro.br, onde constam as informações de todos os sites brasileiros na internet, o titular do domínio do site “oseuvoto.com.br” consta como sendo a MPM Neto Editora cujo responsável é Mario Pereira Marques Neto. O site está hospedado nos servidores da laboratoriopop.com.br. Tudo como apresentado na imagem abaixo.
Fica evidente a relação entre o site que anuncia a agência e a própria agência. Mas surge uma editora de nome MPM Neto. Essa justamente é a editora responsável pela biografia de Eurico Miranda chamada “Todos contra ele”. Na imagem do dia 12 de dezembro de 2012 a página “Biografia do Eurico” no Facebook podemos ver Eurico Miranda, Sérgio Frias (seu biógrafo e membro do grupo político de Eurico chamado Casaca) sentados com uma cópia da biografia sob a mesa na agência LabPopContent.
No dia 13 de dezembro de 2012 na página “Biografia do Eurico” temos a imagem do Diretor Executivo da MPM Neto Editora, Mario Marques, no lançamento da biografia.
Segundo matéria do Globoesporte.com do dia 21 de janeiro, o criador da agência de marketing político por trás da campanha de Eurico é um jornalista chamado Mario Marques. Visitando a página da LabPop nos deparamos com um vídeo promocional da agência. Nele estrela o Diretor Executivo Mario Marques mostrado na imagem abaixo. Podemos ver se tratar da mesma pessoa.
Fica então a dúvida: por que o documento distribuído por uma conta de email gratuito pela “Ideias Instituto”, que não apresenta endereço físico ou virtual, cujos números da pesquisa não são consistentes, consta como autor a agência de marketing responsável pela campanha de Eurico Miranda?
Otavio Gomes
Grande Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama.
Fonte: Fuzarca