Assim se fez o Stadium Vasco da Gama
Hoje o majestoso estádio de São Januário completa. Originalmente chamado de Stadium Vasco da Gama, seu terreno localizado na antiga "Chacrinha do Imperador" foi adquirido em 1925, e o financiamento para a sua construção se deu através da magnifica campanha financeira realizada entre os sócios do clube, através de debêntures lançadas ao mercado para pagamento futuro.
A motivação para a construção da maior praça esportiva da América Latina surgiu como reação à intolerância e o preconceito dos cô-irmãos fundadores da AMEA (1924): Fluminense, Botafogo, Flamengo, América e pasmem, inclusive do Bangú.
O sucesso da empreitada repercutiu sensacionalmente, até que surgiu a reação das elites através da negativa do governo federal para a importação do necessário cimento em setembro de 1926. A imposição foi superada como só o vascaíno sabe fazê-lo.
O canteiro de obras foi objeto de solenidades, como o lançamento da Pedra Fundamental, e visita da imprensa e de celebridades.
A expectativa era enorme e dentro do complexo poli-esportivo já havia sido disponibilizada a quadra de tênis, localizada atrás do gol da ferradura, antes mesmo da inauguração.
A 3 de abril de 1927, o estádio foi abençoado pelo Bispo Dom Mamede.
Finalmente, a 21 de abril de 1927, com a presença do presidente Washington Luiz, foi inaugurado o Gigante da Colina.
Para refrescar a memória vascaína e em comemoração a data do aniversário de inauguração, apresentamos o registro iconográfico da maior estádio particular do Rio de Janeiro: o Stadium Vasco da Gama.
Parabéns Vascaíno!
Fonte: Memória Vascaína