Tendo em vista mais uma edição do Torneio Touchdown, o principal campeonato de futebol americano do país, o Vasco da Gama Patriotas acabou de acertar os reforços de dois jogadores americanos, Lucas Shaw e Joshua Canup, que esperam ajudar a equipe a conquistar pela primeia vez o título desta competição nacional, que vai ter início já no mês de abril. Lucas e Josua jogaram juntos na Point Loma High School e no Grossmont Junior College, em San Diego, no estado americano da Califórnia.
— Pelo que pesquisei a respeito, o Vasco já tem uma base sólida. Espero que, com a nossa chegada, o time possa vencer todos os jogos e conquistar o título — declarou o quarterback Lucas, de 24 anos, o novo camisa 11 vascaíno.
Em dois anos de high school, o atleta de 1,85m anotou 25 touchdowns e 2.164 jardas aéreas, com 70% de aproveitamento nos passes.
Polivalente, Josua é originalmente safety (jogador de defesa), mas também é capaz de atuar em várias posições de staque, como running back, wide receiver, linebacker, corner back, além de long snaper e kick returner.
— Estou pronto para entrar na posição que os coaches (técnicos) precisarem. Posso jogar no ataque, defesa e special team. Disposição e preparo físico não me faltam — assegurou o camisa 7, que no ano passado disputou alguns jogos pelo Salvador All Saints e já fala português.
Com a chegada dos americanos, o head coach Gabriel Mendes considera o elenco do Vasco pronto para brigar pelo título:
— O histórico dos torneios aqui no Brasil deixa claro que a fórmula para ser campeão é juntar um bom time com os gringos certos. Não basta botar dois americanos num time fraco. Por outro lado, um bom time 100% brasileiro pode sentir falta do poder de decisão, que só um atleta que nasceu e cresceu jogando futebol americano tem.
Para o dirigente do Vasco Patriotas, Roldan Junior, os americanos são aquele algo a mais que faltou à equipe nos últimos anos.
— Estamos fazendo a nossa melhor pré-temporada. Buscamos os reforços pontualmente. Conseguimos um ótimo campo de treino. A torcida do Vasco pode ter certeza que este é o nosso ano.
O Vasco Patriotas é o time com o maior número de vitórias no Torneio Touchdown e, antes mesmo da chegada dos americanos, já era considerado um dos melhores elencos do Brasil. Foi vice-campeão em 2010 e 2012 e terminou na terceira colocação em 2011 e 2013. Este ano, com o reforço dos americanos, esperam finalmente levantar o troféu. A vinda dos americanos só foi possível graças à parceria com uma agência de marketing em redes sociais, que decidiu investir no esporte.
Fonte: O Globo Online