Basta andar pelo entorno do Maracanã para perceber que as forças de segurança do Rio de Janeiro se preparam para o confronto entre Vasco e Fluminense, a partir das 21h (de Brasília), o primeiro jogo da semifinal do Carioca. Para evitar os incidentes da partida da fase classificatória, no último dia 16, na qual oito torcedores foram detidos por provocarem brigas e tumulto, o policiamento está reforçado. Não há um canto das ruas próximas que não seja vigiado por homens e mulheres.
O clima, portanto, é tranquilo. De acordo com o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), tenente-coronel João Fiorentini, não há registro de nenhum problema até o momento. Ele estima que a maior concentração de torcedores, com a escolta das organizadas, será a partir das 20h. Os portões foram abertos às 19h.
- Nos preparamos para dar segurança. Esperamos que tudo saia conforme o planejado – disse o comandante.
O Gepe terá 250 homens à disposição para as duas partidas. A maioria ficará dentro do estádio, mas o efetivo também vai auxiliar no monitoramento e escolta dos membros de organizadas. Além do Gepe, 100 policiais do 4º Batalhão de São Cristóvão da Polícia Militar estão escalados. O Batalhão de Choque, a polícia montada e a equipe de ações com cães também atuarão. Sem falar da Guarda Municipal, que atua com 242 pessoas.
A ocorrência do último dia 16 terminou com detidos das torcidas Jovem do Fluminense e Ira Jovem do Vasco. Por conta do episódio, os integrantes dessas organizadas estão proibidos de usarem uniforme até o fim do Carioca. É o que já ocorre com as torcidas organizadas Young Flu e Força Jovem do Vasco, que cumprem suspensão.
Vasco e Fluminense abrem a semifinal nesta quinta, às 21h (de Brasília). O segundo jogo será no domingo, às 16h. O vencedor encara quem passar de Flamengo e Cabofriense.
Fonte: GloboEsporte.com