Há 32 anos, um fenômeno nos céus de Campo Grande assombrou os torcedores que assistiam a Operário-MS e Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Estranhas luzes multicoloridas pairaram sobre o estádio Morenão, em uma suposta aparição de óvnis (objetos voadores não identificados). Até hoje o episódio desperta a curiosidade e divide opiniões. E foi em busca de explicações que um grupo de amigos produziu um documentário para recontar as histórias daquele que se tornou conhecido como 'o jogo do disco voador'.
Intitulado 'O que era aquilo?', o documentário de uma hora de duração traz entrevistas com torcedores, jornalistas, funcionários do Morenão e ex-jogadores que testemunharam aquelas manifestações na noite de 6 de março de 1982. Um ufólogo também dá sua interpretação para o fenômeno. No vídeo, cada um dá sua versão para o que viu (ou não viu).
- Dava para você perceber a grandeza da luminosidade, da luz, porque era à noite, não era um jogo à tarde. O facho de luz teve uma amplitude maior ainda, porque estávamos à noite. Tinha os refletores que eram fósforo diante da luminosidade que passou - contou o ex-lateral Cocada, à época no Operário-MS.
- Estava em campo mas não vi nada, sinceramente. Passou despercebido, foi insignificante. Teve um comentário mas eu não dei uma sequência de conversa - disse o ex-zagueiro vascaíno Rondinelli.
O documentário, lançado esta semana, vai além do caso do suposto óvni e contextualiza a situação do futebol sul-mato-grossense no início da década de 1980, quando Operário-MS e Comercial-MS - ambos de Campo Grande - disputavam a elite do futebol nacional. Um dos realizadores do projeto, Kleomar Carneiro, de 27 anos, conta que a ideia de resgatar a história surgiu na faculdade, durante o curso de Jornalismo, e que outros quatro colegas se envolveram na produção do vídeo. Trabalho que levou cerca de oito meses para ficar pronto e não contou com patrocínio.
- Todo mundo já ouviu falar dessa história, soava como uma lenda urbana. Acredito que tinha alguma coisa no céu aquele dia. A gente fica convencido disso quando ouve várias pessoas, que nunca tiveram contato entre si, relatando a mesma coisa - disse.
Lenda urbana à parte, naquela noite o Operário-MS venceu o Vasco por 2 a 0 pela segunda fase do Campeonato Brasileiro. O atacante Jones fez os dois gols da vitória alvinegra no Morenão. Ambas as equipes chegaram à terceira fase mas acabaram sendo eliminadas no mata-mata. Os operarianos terminaram em 13º lugar, e os cruz-maltinos, em 10º.
SAIBA MAIS
Assista ao documentário 'O que era aquilo?'
Fonte: GloboEsporte.com