Quem pensava que Robert dispararia na liderança do Troféu Artilheiro do Ano com a lesão de seu adversário André Cassaco, do Horizonte, se enganou. Se o atacante do Fortaleza segue balançando a rede toda rodada, o “novo” rival Ricardo Lopes tem mantido o ritmo para se firmar como postulante ao primeiro posto. Robert marcou seu 16º gol nos 3 a 0 do Tricolor sobre o Icasa, pelo Cearense, e se manteve isolado na frente. Mas Ricardo Lopes também resolveu guardar o seu na vitória por 1 a 0 do Globo FC sobre o Santa Cruz-RN, pelo Potiguar, e está só um gol atrás. O pódio conta ainda com Cassaco e Lima, do Paysandu, que estacionaram nos 13 gols.
Mais abaixo no ranking, o outro Lima, do ASA, contribuiu duas vezes para o placar de 4 a 3 sobre o Penedense, pelo Alagoano, e alcançou a quinta posição, com 12 gols. Em sexto lugar, destaques para Thiago Alagoano, que vazou a defesa do Serrano-BA três vezes nos 5 a 0 do Jacuipense, pelo Baiano, e Marciel, que fez as honras para o Horizonte na derrota por 5 a 1 para o Ceará, pelo Cearense. Eles têm 11 gols.
Se Robert vem se destacando, seus companheiros não deixam por menos. O veterano Marcelinho Paraíba já segura a oitava colocação, graças ao gol marcado contra o Icasa (ao lado, os lances da goleada). Também com 10 gols no ano, Neto Baiano não evitou a derrota do Sport por 2 a 1 para o Salgueiro, mas fez um golaço de falta, em jogo válido pelo Pernambucano.
O número 9, característico dos centroavantes, foi muito visado no fim de semana. Seis artilheiros chegaram às nove bolas na rede. Adriano Pardal brilhou com dois gols na vitória do América-RN por 4 a 2 sobre o Baraúnas. Com um gol: Guilherme, pelo CENE-MS, nos 3 a 0 sobre o Ubiratan; Carioca, nos 2 a 0 do CSP sobre o Auto Esporte; Éder, na vitória do Formosa por 2 a 1 diante do Gama; Léo Costa, do Rio Claro, nos 3 a 3 com o Santos; e Rafael Granja, que não evitou o revés do Vitória da Conquista para o Bahia, por 3 a 2.
Em 21º lugar, Edmílson marcou para o Vasco no empate de 1 a 1 contra o Fluminense, e Carlinhos só pôde comemorar seu gol na derrota do Madureira para o Bonsucesso (2 a 1). Ambos dividem a artilharia do Carioca, com oito gols. Júnior Viçosa estufou as redes do Crac uma vez nos 2 a 0 do Atlético-GO e entrou no bolo, junto com Cristiano Alagoano, George e Rodolfo. O primeiro marcou dois pelo Estanciano nos 3 a 1 sobre o Coritiba-SE, o segundo deixou o seu no triunfo do Sousa por 3 a 1 diante do Atlético-PB, e Rodolfo deixou o seu para ajudar o Ypiranga-PE a garantir o empate por 2 a 2 com o Chã Grande.
TRÊS PEDIRAM MÚSICA
Além de Thiago Alagoano, outros dois foram às redes em três oportunidades neste fim de semana. Carlinhos, do Santa Cruz-PB, pintou e bordou na goleada por 6 a 0 sobre o Sport Campina. Já Gustavo se destacou marcando todos os gols do Vasco-AC nos 3 a 0 sobre o Plácido de Castro.
Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Copa Verde, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana, a Copa Suruga e o Mundial de Clubes.
Fonte: GloboEsporte.com