Após quase quatro anos, o Clássico dos Milhões vai enfim voltar à sua casa, o Maracanã, no próximo domingo. A última vez em que Vasco e Flamengo se enfrentaram no estádio foi em 1º de agosto de 2010, ainda antes das longas obras para preparar o local para a Copa do Mundo. No ano passado, o Maracanã também não recebeu, juntas, as duas maiores torcidas do Rio. O clássico ocorreu em Brasília nos dois turnos do Brasileiro.
O reencontro dos clubes mais populares com o estádio se dá num momento de recuperação do Vasco, e não há remanescentes, no atual elenco, de jogadores que tenham disputado aquela partida de 2010. O time vascaíno, à época, tinha mais jogadores de nome que atualmente. Havia alguns atletas “consagrados”, como Felipe, Zé Roberto e Carlos Alberto, outros que marcaram seu nome no clube, como Fernando Prass e Éder Luís e um Dedé ainda em vias de virar ídolo.
Nos anos seguintes, o Vasco chegou ao auge com o título da Copa do Brasil e o vice-campeonato do Brasileiro de 2011, e voltou ao fundo do poço com o rebaixamento no Brasileiro de 2013. Agora, ensaia a retomada de um caminho positivo. Tem, justamente ao lado do Flamengo, o melhor ataque do Carioca, com 16 gols, e ostenta também e melhor defesa, com apenas quatro gols sofridos.
E, para todos os jogadores que entrarão em campo com a missão de defender o gol vascaíno, será inédito enfrentar o Flamengo com a camisa do Vasco. O goleiro Martín Silva, os laterais André Rocha e Diego Renan, os zagueiros Luan e Rodrigo e os volantes Guiñazu e Aranda jogam pela primeira vez o Clássico dos Milhões. À exceção de Guiñazu (que estava machucado no ano passado) e de Luan, cria das divisões de base, todos os demais chegaram a São Januário em 2014.
Ansioso para seu primeiro clássico como profissional, Luan disse estar habituado à pressão desde a base:
— É uma coisa que sempre se fala, desde a base: ter dedicação total e atenção máxima nos clássicos. É um jogo diferente, pela rivalidade, e sabemos disso. É bom estar ansioso, ter a atenção no jogo, sem que atrapalhe — disse o zagueiro.
Para quem veio de fora, a expectativa também é grande:
— Já joguei outros clássicos, de outras cidades, mas aqui, no Maracanã, um Vasco x Flamengo vai ser especial — disse lateral André Rocha.
O técnico Adilson Batista deu chance a Douglas e Éverton Costa no time titular no treino desta quinta-feira. Depois, voltou a escalar William Barbio e Bernardo. O Vasco deve entrar em campo com Martín Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Aranda e Fellipe Bastos; William Barbio (Éverton Costa), Bernardo (Douglas) e Edmilson.
O time vascaíno do último clássico contra o Flamengo no Maracanã, em agosto de 2010, foi Fernando Prass, Irrazábal (Fágner), Dedé, Fernando e Carlinhos; Nílton, Rafael Carioca, Rômulo e Felipe (Éder Luís); Zé Roberto e Nunes (Carlos Alberto).
Fonte: Globo Online