Remo: Frerj muda critério de pontuação para as regatas do Estadual 2014

Sexta-feira, 14/02/2014 - 04:35
comentário(s)

Em meio a barcos-bola e pedalinhos, os clubes de remo do Rio de Janeiro resolveram dar um peso olímpico às provas na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas. A Federação estadual (FRERJ) ratificou esta semana as alterações no Código de Regatas para o campeonato deste ano, que dobrou a pontuação das provas das categorias FISA: Júnior A, Sub-23, Sub-23 Peso-Leve, Sênior e Sênior Peso-Leve.

O Campeonato Estadual começa no dia 30 de março e terá 80 provas em seis regatas. Além das categorias FISA, haverá competição de Infantil, Júnior B, Aspirante e Máster, que terão a pontuação tradicional do primeiro ao sexto lugar: 10, 6, 4, 3, 2, 1. Todas as regatas terão duas provas de Infantil (masculino e feminino).

“Priorizamos as categorias de base pensando também no Mundial Júnior, que será disputado no Rio em 2015”, explica Paulo Carvalho, presidente da FRERJ. No site da Federação, o texto que acompanha o calendário diz que a mudança atende “a um dos principais anseios dos clubes e remadores, já que as provas mais importantes efetivamente serão as mais valorizadas”.

Ao todo, serão 21 provas de juniores ao longo do campeonato, sendo nove para Júnior B (até 16 anos) e 12 para Júnior A (até 18). Os atletas com menos de 23 anos completados até 31 de dezembro deste ano terão 14 provas no Campeonato Estadual. Cinco delas serão para Peso-Leve (três masculinas e duas femininas), todas até a terceira regata, dia 15 de junho, antes da parada para a temporada internacional.

Atual campeão estadual (após um jejum de 48 anos) e brasileiro Sênior e Júnior, o Botafogo tem 17 atletas entre os 51 pré-selecionados pela CBR para compor os barcos da equipe brasileira em 2014, o Flamengo tem oito, Loureiro e Campos têm um cada.

Além do campeonato, a Federação divulgou calendário com as datas de três regatas Remo do Futuro (13/4, 20/7, 1/11), da Regata da Escola Naval (14/9) e da Regata Máster (22/11).

Fonte: Remo em Voga